Prefeitura realiza cadastro e emissão da Carteira Municipal do Autista na AMA-RO
Documento facilita identificação e prioridade de atendimento, além de contribuir com o planejamento de políticas públicas
Cadastro e emissão do documento são levados a associações da causa autista
Buscando consolidar a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), a Prefeitura de Porto Velho promoveu, nesta quinta-feira (5), o cadastro e emissão do documento na Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia AMA-RO.
O trabalho é executado pelo Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).
A AMA é uma instituição de utilidade pública que busca proporcionar à pessoa com autismo uma vida digna por meio do trabalho, saúde, lazer e integração à sociedade. A associação oferece à família instrumentos para a convivência no lar e em sociedade, além de promover e incentivar pesquisas sobre o autismo.
Os trabalhos ocorreram durante o período da manhã na sede da AMA-RO, situada na rua Clea Mercês, nº 4557, bairro Agenor de Carvalho. Além do atendimento nas entidades e instituições, o cadastro e a emissão da carteira segue em todos os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especial em Assistência Social (Creas) de Porto Velho.
Atendimento segue nos Cras e Creas da capital
A Carteira do Autista permite ao portador o atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas da saúde, pronto atendimento, educação e assistência social.
“Essa iniciativa da Prefeitura é muito boa, uma vez que a carteira vai facilitar a vida de muitas crianças, jovens e adultos autistas, porque em muitos locais, você precisa de uma identificação e você não tem. Você estando com a carteirinha, você vai ter várias facilidades e isso é muito importante para o autista e para sua família. Eu agradeço muito a prefeitura por essa ação”, disse Nilza Maria, presidente da AMA-RO.
“Esse trabalho é mais uma das estratégias de cadastramento de beneficiários da Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA). A AMA-RO, assim como outras associações, entidades e instituições, serão contempladas, dentro de uma agenda, para a prefeitura ir no local atender os beneficiários. É uma ação para dar acesso e garantia de direitos”, completou o diretor de Proteção Social Básica (DPSB) da Semasf, Vanderley de Souza.
Placas com QR Codes são instaladas nos principais pontos turísticos de Porto Velho
História da cidade será contada em três idiomas
Rondônia já recebeu mais de 90 mil doses de vacina para vacinar crianças contra o sarampo
Ministério da Saúde deu início à segunda etapa da Campanha de Vacinação contra gripe e sarampo na última segunda-feira (02)
Governador de Rondônia questiona lei estadual sobre programa para jovens aprendizes
Para Marcos Rocha, a norma violou a competência privativa da União para legislar sobre direito do trabalho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook