Prefeitura realiza pesquisa com ciclistas para compor o Plano de Mobilidade Urbana

Ideia é propor soluções e melhorias de trafegabilidade

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 30 de junho de 2021 às 11:09
Prefeitura realiza pesquisa com ciclistas para compor o Plano de Mobilidade Urbana

Ciclistas também apontaram quais os trechos mais utilizados na cidadeCiclistas também apontaram quais os trechos mais utilizados na cidade

Uma pesquisa realizada pela Prefeitura de Porto Velho com os ciclistas apontou demandas e sugestões importantes para compor o Plano de Mobilidade Urbana. Predominam nas respostas dos ciclistas a preocupação com a falta de empatia dos motoristas e a necessidade de mais faixas exclusivas.

Os ciclistas também foram consultados sobre os trechos mais utilizados na cidade. Eles responderam sobre a frequência com que utilizam as bicicletas, horários, problemas enfrentados, opinião sobre as ciclovias e sugestões de melhorias.

A pesquisa foi conduzida pelo Departamento de Mobilidade e Polos Geradores de Tráfego (DMOP) da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), sendo realizada entre os dias 19 de abril e 3 de maio de 2021, por meio de um formulário eletrônico divulgado nas mídias sociais.

"Estamos elaborando o Plano de Mobilidade e com o resultado da pesquisa poderemos propor soluções para os ciclistas", diz Décio Souto, diretor do DMOP.

O município dispõe de aproximadamente 22 quilômetros de faixas para ciclistasO município dispõe de aproximadamente 22 quilômetros de faixas para ciclistas

Foram analisadas as respostas de 768 ciclistas. Do total, 70% informou que faz deslocamentos diários das zonas norte e leste para o centro da cidade. Dos pesquisados, 80% registraram que utilizam os veículos para fins esportivos, enquanto 20% utilizam para trabalhar.

Atualmente, o município dispõe de aproximadamente 22 quilômetros de faixas exclusivas para ciclistas.

“Esta consulta nos leva a conhecer melhor os ciclistas, as dificuldades que eles enfrentam conforme os locais de deslocamento, faixa de idade e finalidades”, explica Ronaldo Flores, secretário da Semtran.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Saul Ribeiro e Wesley Pontes

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook