Prefeitura tem mais de 21 mil famílias inseridas no CadÚnico

20% dos cadastros, ou seja, cerca de 4 mil inscritos, estão desatualizados

Decom Ji-Paraná/Foto: Maria Elis
Publicada em 24 de janeiro de 2023 às 10:11
Prefeitura tem mais de 21 mil famílias inseridas no CadÚnico

Mais de 21 mil dados estão inseridos no Cadastro Único (CadÚnico) pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf). Desse total, 20% estão desatualizados, ou seja, cerca de 4 mil pessoas, que podem perder os benefícios, caso não sejam atualizados.

“É impossível manter todos os cadastros 100% atualizados, já que todo dia algum registro vence e, por isso, é importante que as pessoas mantenham em dia os dados para que continuem recebendo os benefícios pelo CadÚnico. A Semasf promove, em muitas ações itinerantes, a inclusão e atualização dos cadastros próxima às comunidades, para facilitar o acesso dos assistidos”, ressaltou a coordenadora do CadÚnico, Deise Braga Minatelli.

Os dados inseridos no sistema do governo federal são atualizados a cada dois anos, e os beneficiários devem se atentar aos períodos para não perder alguns dos benefícios oferecidos. As famílias assistidas devem procurar os Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de acordo com os bairros referenciados nas unidades.

Os amparos são pelos programas do Bolsa Família, Passe Livre para pessoa idosa, Vale-Transporte Social, cestas básicas, Tarifa Social de energia, Prato Fácil, BPC/LOAS para pessoas idosas (acima de 65 anos) e com alguma deficiência, e a assistência dos programas Mamãe Cheguei, Criança Feliz e Crescendo Bem, dentre outros.

A primeira ação de 2023 será no Cras Morar Melhor, no dia 17 de março. Nela, todos os bairros referenciados à unidade devem comparecer para participar das atividades que serão desenvolvidas no dia. Outras ações itinerantes ocorrerão na comunidade indígena Arara, no dia 5 de maio, no Distrito de Nova Londrina, nos dias 6 e 7 julho, e no Distrito de Nova Colina, nos dias 28 e 29 de setembro.

A coordenadora do CadÚnico reforçou que os beneficiários devem procurar os Cras para renovar os dados sempre que forem alterados. Ela informou que de segunda a quinta-feira, os atendimentos ocorrem nos horários das 7h30 às 17h30, e às sextas-feiras das 7h30 às 13h30. 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook