Prefeitura vai ampliar atendimento oftalmológico a estudantes de Porto Velho
Consultas são destinadas a alunos da rede municipal
Atendimento oferta lentes e armações oculares aos estudantes
Buscando promover melhor qualidade no aprendizado e facilitar o acesso ao diagnóstico precoce de problemas visuais, a Prefeitura de Porto Velho vai ampliar as consultas especializadas em oftalmologia aos alunos da rede municipal de ensino. A triagem e agendamento ocorrem pelas próprias escolas.
O serviço é ofertado através da Secretaria de Educação (Semed), sob a coordenação do Departamento de Saúde Escolar (DSE). Os atendimentos ocorrem conforme demanda apresentada pelas unidades escolares. Após isso, há consulta numa clínica especializada com agendamento prévio. Se comprovada a necessidade, haverá a confecção da lente e armação ocular.
“A gente tem atendido alunos entre 3 e 12 anos, na faixa etária de atendimento do município. Antes da pandemia, a média era de 30 consultas por semana”, informa Louise Gaio Salvador, diretora do DSE.
Louise Gaio Salvador, diretora do DSE
Durante a execução do programa, é possível observar a necessidade dentro da própria sala de aula, identificando quais alunos precisam do suporte. “Quem tem problema de visão ou de leitura já são encaminhados e seguem à consulta. Ele tem data e hora, saem com receita para o técnico óptico da Semed produzir as lentes”, lembra a diretora. Os estudantes ainda têm a oportunidade de escolher modelo e cor da armação.
AVALIAÇÃO ANUAL E EVOLUÇÃO DOS CASOS
O aluno que recebe óculos precisa, no ano seguinte, passar por uma nova consulta para avaliar se o grau se manteve ou se houve progresso, além de verificar o desenvolvimento facial e, com isso, fazer a mudança da armação.
Um dos motivos que podem causar esse avanço de problemas oculares, na opinião de Louise, é a exposição excessiva às telas eletrônicas, como tablet, celular, TV, entre outros. “As crianças têm tido acesso mais cedo às tecnologias prejudicando assim a visão”, observa Louise.
Apoio oftalmológico tem repercussão positiva no rendimento escolar
O uso desses equipamentos pode provocar reações como olhos irritados, vermelhos e sem lubrificação, além de cansaço visual. Para isso, os pais precisam observar mudanças de comportamento em seus filhos.
NOVO EDITAL
Nas próximas semanas, um edital será aberto junto à Superintendência Municipal de Licitações (SML) para a contratação de clínicas que possam atender as demandas do município, inclusive na região dos distritos, evitando o deslocamento e gastos financeiros pelos pais dos alunos.
O valor previsto é de R$ 600 mil com recursos próprios do município. A estimativa é ofertar mais de 2 mil consultas durante a vigência do contrato.
“Este novo processo é aberto com a intenção de atender uma especificidade, com grau maior e lentes especiais, uma vez que podemos ver crianças com menos idades e com graus mais elevados causados, por exemplo, por miopia e astigmatismo”, finaliza a diretora do DSE.
Vacinação infantil contra a covid-19 é suspensa nesta quinta-feira (3) em escolas de Porto Velho
Imunização retorna em duas unidades de ensino na sexta-feira (4)
Distrito de Extrema recebe reposição de material esportivo
Ação faz parte do fortalecimento do programa esportivo nos distritos
Parque Natural de Porto Velho recebe walking tour ecológico no sábado (5)
Ação busca promover turismo ecológico na capital
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook