Presidente da Assembleia anuncia pauta trancada até Governo rever portaria fechando o comércio no interior
A proposta foi do deputado Laerte Gomes, em conjunto com todos os parlamentares estaduais
O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), anunciou que a pauta do Poder Legislativo está trancada até que o Governo do Estado reveja a Portaria Conjunta nº 11, que na prática determinou o fechamento do comércio rondoniense em quase metade dos municípios. O parlamentar explicou que a decisão de fechar novamente as lojas foi tomada sem que a Casa de Leis fosse ouvida, e que os empresários, comerciantes e comerciários não aguentam mais essa situação.
A iniciativa de trancar a pauta foi tomada em conjunto pelos parlamentares após o posicionamento do deputado Laerte Gomes, que classificou o fechamento do comércio como uma atitude inoportuna. Na prática os deputados não votarão mais nenhum projeto encaminhado pelo Executivo enquanto o Governo não rever a questão.
Os deputados Adailton Furia (PSD) e Chiquinho da Emater também defenderam o trancamento de pauta. Em seu pronunciamento, Laerte Gomes citou os dois colegas e propôs que a ordem do dia prosseguisse, para que posteriormente fosse firmado o compromisso de suspender a votação de qualquer projeto encaminhado pelo Executivo. Logo após, todos os parlamentares encaminharam a proposição.
A Assembleia tomou o posicionamento em defesa dos comerciantes de Rondônia porque em muitos municípios o índice de pessoas infectadas pelo coronavírus não é tão alto. O presidente do Legislativo explicou que empresários e comerciantes estão enfrentando uma dificuldade muito grande, por isso, se for necessário fechar as lojas, deverá ser somente onde aumentar a incidência de covid-19, sem punir o Estado todo.
“O que não pode é continuar essa situação, com o comércio quebrando e comerciários perdendo o emprego. É preciso criar mais macrorregiões no Estado, para que o Governo possa dar assistência aos pacientes”, prosseguiu Laerte Gomes.
Atualmente existem apenas duas macrorregiões: Porto Velho e o interior. O deputado explicou que o interior é muito grande, por isso é preciso avaliar o que realmente está acontecendo, sem penalizar o comércio. “Daqui a pouco não vamos mais ter nem receita no Estado”, acrescentou.
Entenda o caso
O Governo editou na última segunda-feira (29) a Portaria Conjunta nº 11, determinando a reclassificação de 23 municípios para a fase mais rígida do distanciamento social. Assim apenas os serviços essenciais podem funcionar e a maior parte do comércio fica fechada.
Câmara aprova em segundo turno PEC que adia eleições municipais para novembro
Em razão da pandemia, a eleição será transferida para os dias 15 e 29 de novembro (1º e 2º turnos)
Deputados defendem paralisação e pedem direitos trabalhistas para entregadores de aplicativo
Diversos parlamentares alertaram sobre as condições de trabalho precárias dos entregadores
Senadores apoiam greve de entregadores e apresentam projetos pró-reivindicações
A intenção do senador é criar a lei de proteção dos trabalhadores de aplicativos de transporte individual privado
Comentários
Esses deputados valorizam mais os "empresários" do que a vida dos "Rondonienses". Povo Rondoniense sempre votando errado.
Prezados Parlamentares, preliminarmente cabe informar que os senhores representam toda a população do Estado de Rondônia, e não somente a uma classe especificamente. Qual é a base legal para tal decisão? Vejam, a responsabilidade pela condução dessa crise sanitária não deve ser atribuída somente ao Executivo Estadual. Os senhores, como representantes do povo Rondoniense, têm o dever de apoiar as medidas de proteção que melhor se adequem à realidade do Estado. Não caiam na besteira de antecipar campanha. Sejam responsáveis. O POVO ESTÁ DE OLHO NA ATUAÇÃO DE CADA UM DOS PARLAMENTARES.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook