Presidente do TSE abre Ano Judiciário anunciando preparativos para as eleições municipais de 2020
Ministra Rosa Weber apresentou ainda um panorama das principais ações a serem implementadas no próximos meses de sua gestão.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, abriu o Ano Judiciário na noite de ontem (1º) ressaltando que a agenda da Corte Eleitoral em 2019 estará especialmente concentrada na preparação das eleições municipais de 2020. Para tanto, afirmou, “serão valiosas a experiência e as lições aprendidas no pleito de 2018”. Por exemplo, já estão em andamento estudos técnicos para a aquisição de novas urnas eletrônicas, necessárias tanto em decorrência do aumento do número de eleitores quanto pela necessidade de atualização tecnológica. Começaram também os preparativos para a elaboração das resoluções que normatizarão as eleições municipais.
Rosa Weber traçou ainda um panorama das principais ações a serem implementadas no próximos meses. Em março, será realizado do “Seminário Internacional Fake News e Eleições”, evento que contará com a participação de especialistas estrangeiros e representantes de diversos setores ligados ao tema. A Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE), por sua vez, organiza uma série de debates que terão como objetivo a criação de um ambiente favorável à elaboração de soluções para a reforma política e eleitoral.
A presidente do TSE anunciou também que a Secretaria Judiciária da Corte desenvolve, no momento, soluções de inteligência artificial destinadas a minimizar problemas e produzir resultados efetivos. Outro programa a ser implementado no Tribunal envolve a gestão de riscos do processo eleitoral, com o objetivo de, nas palavras da presidente, “identificá-los e, assim, evitá-los ou mitigá-los”.
A importância do trabalho da Justiça Eleitoral em 2019, ano não eleitoral, para o sucesso do pleito de 2020 foi ressaltado pela presidente da Corte Eleitoral. “Vale lembrar que o tempo de execução não é o mais importante que o tempo do preparo. Os bons frutos não prescindem de cuidadosa semeadura. Por isso, o ano de 2019 não se empalidece frente a 2018 e 2020, de eleições gerais e municipais”, declarou.
Por fim, Rosa Weber congratulou o TSE pela premiação do Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral na categoria “Melhores práticas e políticas inovadoras mundiais na área de vida independente e participação política de pessoas com deficiência”, do Projeto Zero 2019. A premiação ocorrerá entre os dias 20 e 22 de fevereiro no escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) em Viena, na Áustria.
Sessão Extraordinária elege Mesa Diretora para segundo biênio da 10ª Legislatura
Chapa única, Por uma Assembleia Legislativa, foi eleita por unanimidade dos parlamentares.
Laerte Gomes é eleito presidente da Assembleia Legislativa
Chapa única Unidos por Rondônia liderada pelo tucano recebeu 23 votos favoráveis.
Posse dos deputados marca início da 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa
Laerte Gomes foi eleito presidente da Mesa Diretora para o primeiro biênio da no Legislatura que tem treze deputados reeleitos e onze novos.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook