Presidente do TSE envia novo ofício para diretor-executivo do serviço de mensagens Telegram
No documento, Fachin propõe abertura de canal de diálogo para discutir estratégias de combate à desinformação
Nesta quarta-feira (9), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, enviou novo ofício ao diretor-executivo do serviço de mensagens Telegram, Pavel Durov. Desta vez, o documento foi encaminhado ao escritório de advocacia que representa o aplicativo no país, localizado no Rio de Janeiro.
Na correspondência, encaminhada via e-mail e também pelos Correios, o ministro solicita colaboração do aplicativo com o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, criado pelo TSE para mitigar os efeitos nocivos das notícias falsas à imagem da Justiça Eleitoral e credibilidade das eleições brasileiras. Até o momento, 72 entidades já aderiram à iniciativa.
Fachin também propõe a abertura de um canal de diálogo para discutir a adoção de estratégias conjuntas de cooperação voltadas ao combate das fake news envolvendo o processo eleitoral do Brasil com o objetivo de preservar a integridade dos pleitos nacionais por meio da identificação e do tratamento a comportamentos inautênticos.
O ministro ainda informou ao CEO do Telegram que o TSE tem firmado parcerias com diversas plataformas digitais para garantir que a transgressão generalizada dos limites da liberdade de expressão não comprometa “a eficácia do Estado de Direito”.
No dia 16 de dezembro, o ministro Luís Roberto Barroso, então presidente do TSE, encaminhou o primeiro ofício a Pavel Durov solicitando uma reunião para debater possíveis formas de colaboração. Como o destinatário não foi encontrado, a carta, que havia sido endereçada à sede da empresa nos Emirados Árabes, retornou ao Brasil.
Leia o ofício na versão em inglês e na versão em português.
Deputado Ribamar Araújo anuncia nota de pesar devido ao falecimento do cineasta Carlos Levi
Familiares do cineasta acompanharam a sessão nas galerias e também remotamente
Deputado Laerte Gomes requer reforma na Escola Estadual José Rosales dos Santos no distrito de Nova Estrela em Rolim de Moura
Reivindicação foi apresentada pelo vereador Eliomar Monteiro de Souza
Deputado Marcelo Cruz recepciona acadêmicos do curso de Direito da Fimca
Foram cerca de 30 alunos que tiveram a oportunidade de receber informações sobre Direito Constitucional, uma das primeiras matérias ministrada aos alunos do primeiro período pelo professor e ex-vereador Mário Sérgio
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook