Presidente Laerte Gomes sugere implantação de Caps nos municípios do interior de Rondônia
Parlamentar fez a indicação ao Governo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a área da saúde mental
Os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia e oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.
Pensando nisso, o presidente da Assembleia Legislativa, indicou ao Poder Executivo o desencadeamento de política pública de saúde mental para atender a demanda do interior de Rondônia.
“A ideia é que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) possa ter um entendimento com as gestões municipais com o objetivo de programar ações voltadas à área de saúde mental com a criação e a implantação de unidades do Caps nos municípios, por intermédio das prefeituras e Governo do Estado”, explicou o presidente.
O parlamentar ressalta que a característica principal do Caps é integrar o paciente em um ambiente social e cultural concreto, designado como sendo seu território, um espaço onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares, conforme classifica e identifica o Ministério da Saúde.
“No entanto, essas unidades, que se constituem na estratégia do processo de reforma psiquiátrica, não estão sendo priorizadas por gestores públicos, ou por conta de outras demandas consideradas prioritárias ou por desconhecimento e até mesmo descaso”, declarou o presidente.
De acordo com o parlamentar, a criação e o fortalecimento dos Caps já existentes devem ser incorporados urgentemente à agenda dos gestores da área da saúde, devendo também, priorizar o Caps Infanto Juvenil.
“Em Rondônia apenas um, localizado em Porto Velho, encontra-se em funcionamento e atuando com precariedade em relação à parte operacional. Um dos maiores desafios da nossa proposta é justamente a consolidação desses serviços de atenção diária”, concluiu Laerte Gomes.
Cássia Muleta preside homenagem às mães na Assembleia
Deputada ressalta luta diária das mães que precisam conciliar trabalho x maternidade
Audiência pública debate segurança nas escolas municipais e estaduais
Retorno dos vigilantes também será abordado na próxima segunda-feira
Realização do Arraial Flor do Maracujá será tratada em audiência pública nesta segunda-feira, 20
Abertura oficial do evento será dia 27 de junho, em Porto Velho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook