Presidente sanciona lei que reduz idade mínima para laqueadura
Lei reduz de 25 para 21 anos idade para esterilização voluntária
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.443/22 que diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para esterilização voluntária e permite que, na mulher, o procedimento seja feito logo após o parto. O texto, que altera a Lei do Planejamento Familiar, também exclui da legislação a necessidade de consentimento expresso de ambos os cônjuges para a esterilização.
De acordo com o texto, a idade mínima não é exigida de quem já tiver pelo menos dois filhos vivos. A lei mantém o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o procedimento cirúrgico de esterilização, mas inova ao permitir à mulher a esterilização durante o período do parto.
O texto garante ainda a oferta de qualquer método e técnica de contracepção no prazo máximo de 30 dias.
Atualmente a Portaria 48/99 do Ministério da Saúde, que regulamenta a lei, proíbe a laqueadura durante períodos de parto, aborto ou até o 42º dia do pós-parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade.
A lei foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (5) entrará em vigor 180 dias após a publicação.
1º Núcleo de Justiça 4.0 é inaugurado no Poder Judiciário estadual
Para o corregedor-geral da Justiça, des. José Antonio Robles, com o funcionamento do 1º núcleo especializado nessas demandas, a Corregedoria poderá melhorar muito a quantidade e qualidade do serviço jurisdicional
Setembro: Calendário colorido de campanhas propõe reflexões e lutas
Mês dedicado à prevenção ao suicídio, que é um grave problema de saúde pública, e que tem um impacto em toda a sociedade
TJRO decide que Estado de Rondônia tem legitimidade para exigir apresentação de documento fiscal de empresa
Tese foi firmada após julgamento de Incidente de Assunção de Competência
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook