Principais tipos de pistola de airsoft

Entenda quais são as características dos tipos de pistolas mais utilizados nessa prática esportiva

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 12 de abril de 2022 às 09:09
Principais tipos de pistola de airsoft

Seja no caso de jogadores experientes ou de quem está dando os seus primeiros passos, quem pratica airsoft quer sempre realizar a prática portando o melhor equipamento possível. Por isso, é natural que esses jogadores se perguntem quais as diferenças entre os principais tipos de pistola de airsoft, uma vez que o mercado conta com diferentes modelos.

De uma forma geral, eles são divididos em quatro categorias principais: Co2, SPRING, AEP (ou elétricas) e GBB. Para facilitar o entendimento, conheça as principais características de cada uma delas no texto abaixo.

Co2

Bastante comuns na prática do airsoft, as pistolas de Co2 são aquelas que funcionam utilizando gás Co2. O gás provém de pequenos cilindros 12oz, sendo diretamente aplicado nos magazines dos modelos. As pistolas possuem blowback, ou seja, apresentam aquele movimento de “vai e vem” feito pela parte superior do modelo, o que as torna muito mais realistas.

Outra característica desse tipo é que elas, normalmente, são as mais potentes utilizadas no airsoft. Dentre os modelos desse tipo, é possível citar a FN Herstal FN57 Co2. Há uma categoria própria de modelo Co2, os revólveres, como é o caso da 357 Magnum e da ASG 357 Airsoft. Vale lembrar que, com as pistolas desse tipo, após abrir o cilindro de Co2, o gás deve ser totalmente utilizado, caso contrário será perdido.

SPRING

As pistolas SPRING (ou à mola) costumam ser os modelos mais comuns dentre os que não costumam jogar airsoft ou para quem é um jogador iniciante. O seu funcionamento à mola significa que a pessoa deve puxar sua mola a cada disparo que for feito e, como, normalmente, a mola fica ligada à parte superior da pistola (o slide), significa que o usuário deve puxá-la toda vez após disparar.

De uma maneira geral, elas são mais indicadas para realizar treinos em casa e para se familiarizar com o airsoft, por serem modelos menos práticos que os demais tipos. Dentre os modelos dessa categoria (que costumam ser os mais baratos do mercado), é possível citar a MP40 SW, a Colt MK IV e a M1911 Double Eagle.

AEP (ou elétricas)

Em questão de preço, são as mais baratas após os modelos SPRING. O funcionamento das pistolas AEP é por meio de baterias (por isso o nome elétrica), sendo que, geralmente, elas são fabricadas utilizando polímeros ou mesmo apresentando um melhor acabamento, incluindo o uso de metal.

Elas são consideradas verdadeiras “quebra-galho”, uma vez que não estão dentre as mais potentes e não apresentam uma resistência tão robusta. Elas são recomendadas para uso curto, já que, por utilizarem baterias recarregáveis, o usuário só necessita de um carregador e de uma tomada para poder utilizá-la novamente.

Entretanto, o seu uso não é tão recomendado para partidas mais longas, haja vista que as baterias são menos duradouras do que de rifles, por exemplo. Dentre os modelos dessa categoria, pode-se citar a M9 Preta e a M9 Tan.

GBB (Green Gas)

Por fim, as pistolas do tipo GBB (ou Green Gas) costumam ser das mais queridas dentre os jogadores experientes de airsoft. Esses modelos contam com um lata que, em seu interior, contém Green Gas, responsável por alimentar as pistolas. A grande vantagem é que essas latas oferecem muita comodidade ao usuário, durando por várias partidas e podendo ser levadas para campos remotos.

Outra característica dos modelos GBB é que são mais potentes e, assim como a Co2, também oferecem o efeito blowback. Além disso, as GBBs, como é o caso da Glock Army Armament, da M9 Tactical e da USP Match, são mais resistentes e apresentam uma extensa variedade de modelos, capazes de agradar a todos os gostos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Que tal morar na Disney?

Que tal morar na Disney?

Saiba tudo sobre o projeto da empresa que cria bairros residenciais com a experiência do parque. Primeiro projeto já está sendo desenhado em uma pequena cidade da Califórnia