Principais tipos de solda do mercado
Soldagem com eletrodo revestido, MIG/MAG, TIG e Oxigás
A soldagem é um processo importante que deve ser realizado por profissionais capacitados com todo cuidado e atenção. Ela é usada em diversas áreas, desde simples reparos e consertos de máquinas até as operações mais complexas da construção civil.
Em todas as situações, para que a solda seja executada de forma segura, o uso de ferramentas apropriadas e de equipamentos de segurança é fundamental, e a habilidade do profissional em questão faz toda a diferença.
Quer saber mais? Neste artigo, você vai conhecer os principais tipos de solda do mercado e suas aplicações mais comuns. Acompanhe a leitura!
Soldagem com eletrodo revestido
Além do processo de solda com eletrodo revestido estar entre os principais tipos de soldas, ele é considerado um dos mais populares e simples de serem executados.
E, como o próprio nome indica, esse tipo de solda ocorre com o auxílio de um eletrodo revestido.
Nesse caso, o soldador realiza a solda de cordão (ou cordão de solda) manualmente e, depois, usa o porta eletrodo para fixar o material em si.
Já as ferramentas e máquinas de soldagem, próprias para esse processo, podem variar desde pequenos transformadores até a máquina inversora de solda, usada como fonte de soldagem para criar o arco elétrico.
Isso acontece quando o eletrodo e a garra negativa encostam nas duas partes dos metais, que são unidos.
Entre as principais aplicações para esse tipo de solda, podemos destacar:
- soldagem de estruturas metálicas;
- soldagem de máquinas agrícolas;
- soldagem de tubulações (até mesmo debaixo d'água para materiais de espessuras entre 1,5 mm a 50 mm);
- aços.
Soldagem MIG/MAG
A soldagem MIG/MAG também é bastante comum na indústria e oferece um custo-benefício bem atrativo devido ao baixo preço do material consumível utilizado. No entanto, o equipamento em si não é tão econômico.
A característica principal desse tipo de solda é o uso de gás para proteger o ar que fica em torno da poça de fusão, encarregada de criar o cordão de solda.
Nesse processo, o soldador utiliza um arame que é consumido por meio de um superaquecimento e, em seguida, fundido para unir as duas partes.
Entre as principais aplicações para esse tipo de solda, podemos destacar:
- soldagem de aços inoxidáveis;
- soldagem de ferros de baixa liga;
- soldagem de alumínio.
Soldagem TIG
A solda TIG utiliza um eletrodo de tungstênio para transportar a corrente elétrica até as partes que serão unidas. Além disso, também há a presença de um gás, que serve como proteção.
Esse tipo de soldagem traz algumas vantagens, como o acabamento perfeito do serviço, o que a torna ideal para trabalhos mais sofisticados que precisam de um certo requinte no resultado final.
No entanto, para utilizar esse processo, é necessário que o profissional tenha qualificações técnicas na área.
Isso porque o soldador insere a vareta TIG manualmente, o que exige uma certa precisão no serviço e também o torna mais complexo.
Entre as principais aplicações para esse tipo de solda, podemos destacar:
- soldagem de tubos;
- soldagem de dutos;
- indústrias de aviação, aeroespacial e de automóveis (que utilizam chapas metálicas para suas respectivas fabricações);
- soldagem de materiais finos;
- soldagem de materiais especiais, como titânio.
Soldagem Oxigás
Por fim, a soldagem que utiliza o oxigás necessita de energia para gerar calor e, como resultado, fundir o material metálico.
Nesse caso, a união das partes acontece pela fusão delas próprias, normalmente utilizando um metal de enchimento aquecido pela ponta do maçarico.
Dessa maneira, o metal fundido e o de enchimento misturam-se em um líquido e, logo após o arrefecimento, unificam-se.
Na prática, a soldagem oxigás utiliza o acetileno e apresenta uma taxa de propagação de chama elevada, com altas temperaturas.
Entre as principais aplicações para esse tipo de solda podemos destacar:
- soldagem de ferro fundido;
- soldagem de chumbo;
- soldagem de alumínio;
- soldagem de ligas de zinco, aços galvanizados, bronze e latão.
Presidente da Comissão Nacional de Direitos da PCD, Maria Eugênia se reúne com CFM para debater resolução que restringiu uso da canabidiol
Durante o encontro, a vice-presidente do CFM, Rosylane Rocha, esclareceu que é necessário regular o uso desse medicamento, pois alguns profissionais da medicina estavam receitando de forma indistinta
Jornada Rondoniense de Obstetrícia e Ginecologia
A jornada, que encerrou as atividades de educação médica continuada no mês de outubro, contou com a participação de palestrantes de renomes nacional
Café da etnia Paiter-Suruí é destaque em premiação em Rondônia
Produzido na Terra Indígena Sete de Setembro, o café Paiter-Suruí é reconhecido nacionalmente pela sua qualidade e sabor
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook