Procon inicia digitalização de processos em Porto Velho
O que antes demandava tempo para localizar e consultar documentos, agora está a um clique, com a virtualização desses documentos facilitando o processo de atendimento ao consumidor e empresas
Servidores do Procon iniciam a digitalização de 20 mil processos
O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ro), iniciou a digitalização de mais de 20 mil processos que propocionará a prestação de serviço mais eficiente, ágil e econômica ao governo de Rondônia. O que antes demandava tempo para localizar e consultar documentos, agora está a um clique, com a virtualização desses documentos facilitando o processo de atendimento ao consumidor e empresas.
Estes arquivos estão no acervo do Procon-RO de Porto Velho, e até o momento foram digitalizados 1.500 processos, considerando o ano de 2019/2020. “A ideia é digitalizar todos os documentos do Procon e acabar com os processos físicos. Aquele caderninho que contém os relatos dos fatos do consumidor, os documentos pessoais, os documentos que compõe o próprio processo como a fatura de consumo e tudo isso estamos digitalizando”, esclarece Ihgor Jean Rego.
Com a digitalização haverá economia e diminuição dos gastos com a compra de papel, toner e correspondências. “Teremos a economia com papel que hoje consumimos 750 mil folhas por ano e queremos reduzir esse consumo para 80%, também diminuir o consumo com toner e com a correspondência, porque enviamos as notificações pelos correios, e faríamos uma notificação eletrônica da pessoa e das empresas dais quais estamos fechando convênio para receber as notificações do Procon via e-mail. Só com correspondências temos uma despesa mensal em torno de 18 a 20 mil reais, e queremos reduzir essa despesar para dois mil a cinco mil reais por mês”.
Processo de digitalização iniciou na capital Porto Velho
Segundo o coordenador, o beneficio da digitalização além da economia será a disponibilização de tempo dos servidores do Procon-RO. “Com o processo físico, é necessário impressão, formação do caderno processual, carimbo, atuação e há uma série de procedimentos para formar o processo físico, e com a digitalização isso deixará de ser necessário, abrindo espaços para os servidores fazerem outras demandas do Procon”.
O coordenador do Procon-RO também explica qual será o próximo passo depois da digitalização dos processos. “Também temos a ideia de implantar o processo eletrônico, onde o consumidor abrirá uma reclamação no conforto da própria a casa. E estamos trabalhando para que até o final do ano seja implantado esse sistema. Para o Procon quando conseguirmos implantar o processo eletrônico, que é diferente da digitalização que estamos fazendo hoje, também teremos uma economia de tempo e iremos nos dedicar a outras ações”, disse o coordenador estadual do Procon.
Esse projeto piloto de digitalização está acontecendo somente na capital, Porto Velho, e, em seguida, a próxima etapa será no interior do Estado.
Prefeitura convoca 21 aprovados do concurso público de 2016
Convocação é para provimento nos cargos de serviços gerais, enfermeiro, técnico auxiliar em regulação e motorista de veículos pesados
Prefeitura prorroga suspensão das aulas na Rede Municipal até 30 de maio
Conforme o novo Decreto Municipal n° 16.453, caso o Governo retorne as aulas da rede estadual antes do dia 30, as aulas da rede municipal retornarão conjuntamente
Creche em construção no residencial Moysés de Freitas está em fase de acabamento
Unidade escolar terá capacidade para atender mais de 300 crianças de 0 a 5 anos em dois turnos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook