Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas atende pleito da OAB/RO e intervém em habeas corpus para advogado
O habeas corpus ainda não foi julgado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região
A Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas atendeu pleito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) e interviu em impetração de habeas corpus em prol de advogado, que teve restrição do exercício da advocacia pelo Juízo da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária.
De acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, é competência exclusiva da Ordem a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em todo o território nacional, não podendo a Justiça limitar o exercício profissional. O habeas corpus ainda não foi julgado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, ressalta que a defesa das prerrogativas e a exigência que a advocacia seja cumprida com ética são pilares desta gestão. “Da mesma forma que lutamos pelas prerrogativas, porque entendemos que são essenciais para o exercício pleno da cidadania, exigimos que o mister seja cumprido com respeito à legislação”, fala Elton Assis.
O presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/RO, Márcio Nogueira, fala que o desrespeito às prerrogativas profissionais constitui ofensa ao texto constitucional, que diz que o advogado é indispensável à administração da Justiça.
Cássio Vidal, procurador da Seccional, conta que o Conselho Federal da OAB editou resoluções que criam o Sistema Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia e disciplinam seu funcionamento. “Quando da ocorrência de alguma violação às prerrogativas, após provocação pela Seccional, a Procuradoria Nacional entra em campo para reforçar o trabalho que começa lá atrás, ainda na Seccional”.
Campus Vilhena seleciona professor substituto de matemática
A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, com remuneração podendo chegar a R$ 5.831,21, mais auxílios
Acusados de crimes de homicídio, roubo e tráfico de entorpecente têm pedidos negados no TJRO
Diante da decisão colegiada, todos os acusados permanecem presos
Presidente do TJRO participa das atividades em comemoração aos 36 anos da Constituição de Rondônia
Na área externa em frente à sede da Assembleia Legislativa de Rondônia, às 7h30, o presidente acompanhou o hasteamento das bandeiras
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook