Produtores do distrito de Jacinópolis pedem ajuda contra reintegração de posse

Cerca de 300 famílias que ocupam pequenos lotes há mais de 15 anos sofrem com ameaça de despejo.

Eranildo Costa Luna - Decom
Publicada em 13 de abril de 2017 às 14:09
Produtores do distrito de Jacinópolis pedem ajuda contra reintegração de posse

Produtores rurais da região do distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré, estão amedrontados ante a possibilidade de terem que sair das pequenas áreas de terra que ocupam há mais de 15 anos, após uma ordem judicial de reintegração de posse.

Em busca de apoio contra a medida, uma comissão de moradores se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e o deputado Alex Redano (PRB), nesta semana no Legislativo Estadual.

"As pessoas ocuparam a região, de forma mansa e pacífica, e com o seu trabalho na agropecuária elas sobrevivem. São cerca de 300 famílias que agora sofrem com a ameaça de despejo e precisamos encontrar uma solução para este impasse", disse Maurão.

Redano lembrou que os produtores ocupam pequenos lotes de até 21 alqueires (cerca de 50 hectares), inclusive já possuindo o Cadastro Ambiental Rural (CAR), entregue pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e também com benfeitorias.

"Retirar essas famílias da área onde eles moram há anos e garantem o seu sustento, traria um grande caos social. Temos que buscar uma alternativa e a Assembleia é parceira para contribuir com esta solução", destacou Redano.

Novamente, os deputados manifestaram a necessidade de a nova atualização do Zoneamento Ecológico seja encaminhado para a Assembleia, contemplando essas áreas que enfrentam dificuldades com a questão ambiental e fundiária.

Comentários

  • 1
    image
    Poliany 13/04/2017

    Creio que o Sr. não se atentou a notícia de forma correta. Não estamos falando de invasores, e sim de famílias que COMPRARAM essa terra há mais de 15 anos, que trabalharam nela e que mantém o seu sustento dali. E também de uma outra pessoa que se diz dono, porém que nunca nem os pés nessas terras colocou. Agora quero saber quem realmente é o invasor. É engraçado como as pessoas julgam sem ao menos tentar buscar a veracidade dos fatos.

  • 2
    image
    Joao roberto 13/04/2017

    Em RONdONIA e so invadir e os deputados estaduais sr. Mauro e redano defendem os invasores, eita brasilsinho danado, as autoridades legistiva defender invasores de terras, invasor como e invasor e deve serve preso pois infringiu a lei.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook