Produtores do distrito de Jacinópolis pedem ajuda contra reintegração de posse
Cerca de 300 famílias que ocupam pequenos lotes há mais de 15 anos sofrem com ameaça de despejo.
Produtores rurais da região do distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré, estão amedrontados ante a possibilidade de terem que sair das pequenas áreas de terra que ocupam há mais de 15 anos, após uma ordem judicial de reintegração de posse.
Em busca de apoio contra a medida, uma comissão de moradores se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e o deputado Alex Redano (PRB), nesta semana no Legislativo Estadual.
"As pessoas ocuparam a região, de forma mansa e pacífica, e com o seu trabalho na agropecuária elas sobrevivem. São cerca de 300 famílias que agora sofrem com a ameaça de despejo e precisamos encontrar uma solução para este impasse", disse Maurão.
Redano lembrou que os produtores ocupam pequenos lotes de até 21 alqueires (cerca de 50 hectares), inclusive já possuindo o Cadastro Ambiental Rural (CAR), entregue pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e também com benfeitorias.
"Retirar essas famílias da área onde eles moram há anos e garantem o seu sustento, traria um grande caos social. Temos que buscar uma alternativa e a Assembleia é parceira para contribuir com esta solução", destacou Redano.
Novamente, os deputados manifestaram a necessidade de a nova atualização do Zoneamento Ecológico seja encaminhado para a Assembleia, contemplando essas áreas que enfrentam dificuldades com a questão ambiental e fundiária.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Creio que o Sr. não se atentou a notícia de forma correta. Não estamos falando de invasores, e sim de famílias que COMPRARAM essa terra há mais de 15 anos, que trabalharam nela e que mantém o seu sustento dali. E também de uma outra pessoa que se diz dono, porém que nunca nem os pés nessas terras colocou. Agora quero saber quem realmente é o invasor. É engraçado como as pessoas julgam sem ao menos tentar buscar a veracidade dos fatos.
Em RONdONIA e so invadir e os deputados estaduais sr. Mauro e redano defendem os invasores, eita brasilsinho danado, as autoridades legistiva defender invasores de terras, invasor como e invasor e deve serve preso pois infringiu a lei.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook