Profissionais de saúde recebem capacitação em notificação de acidentes de trabalho
Objetivo é melhorar a notificação dos acidentes laborais atendidos na rede municipal
Atualização dos profissionais de saúde deve ser contínua
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) zona Sul, e em conjunto com a equipe de Vigilância Epidemiológica, promoveu uma capacitação em notificação de acidentes de trabalho para os servidores de saúde que atendem na rede municipal.
O curso, que foi ministrado na segunda-feira (19), teve o intuito de instruir os profissionais sobre a importância de notificar corretamente os acidentes laborais. Durante o treinamento, os participantes acompanharam palestras sobre o tema, com foco no preenchimento correto da notificação, lesões, distúrbios e doenças ocupacionais relacionados ao acidente de trabalho e casos de acidentes com exposição a material biológico e cortantes.
Segundo a coordenadora da Divisão de Controle de Doenças e Agravos de Notificação da Semusa, Janaína Rocha, a falta de capacitação em notificação de acidentes se torna uma dificuldade na prática e a realização de treinamentos é fundamental para que os profissionais de saúde estejam habituados com o serviço.
“Uma das maiores dificuldades na vigilância dos agravos da saúde do trabalhador é a questão da subnotificação. É mediante o preenchimento correto e dados de identificação sem falhas que conseguimos realizar o processo de notificação de acidentes de forma precisa, com foco em estabelecer segurança no ambiente laboral”, frisa a coordenadora.
A coordenadora do NEP da UPA Sul, Estela Fabrício da Silva, explica que a atualização dos profissionais de saúde deve ser contínua.
“Buscamos sempre atualizar nossos profissionais tendo em vista a promoção e garantia no atendimento de qualidade e auto segurança no local de trabalho. E dessa vez nosso maior objetivo foi sensibilizar os profissionais quanto à importância do preenchimento correto das fichas de notificação em acidente de trabalho”.
A atualização contou com a participação de 20 pessoas, entre servidores e profissionais de saúde do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da equipe da vigilância epidemiológica e dos profissionais de saúde da UPA Sul.
Para a técnica de enfermagem Elane Mota, que participou da capacitação, o treinamento colaborou relativamente para o seu aperfeiçoamento e garante um atendimento muito melhor.
“Todo conhecimento é sempre bem-vindo, ainda mais na área em que trabalhamos, onde é preciso estar em constante aprendizado e atualização. Diante das informações repassadas, é possível melhorar a qualidade dos serviços e ter o preparo para lidar com alguma situação de acidente de trabalho, seja com o colega ou consigo mesmo”, afirma a enfermeira.
Estradas vicinais de distritos em Porto Velho recebem melhorias
São serviços de encascalhamento, limpeza e construção de pontes
Homologado resultado do chamamento para exploração do espaço de estacionamento
Arraial Flor do Maracujá deste ano será realizado de 23 de junho a 2 de julho, no Parque dos Tanques
Porto Velho participa do evento estadual 'Conexão Etnoturismo'
Semdestur representa o município no debate sobre etnoturismo como desenvolvimento sustentável
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook