Programa da Prefeitura vai levar luminárias de LED a 100% de Porto Velho
PROLED já chegou a nove bairros e o residencial Cristal da Calama
O gasto de energia é de cerca de 60% a 70% a menos com as novas luminárias
Com o programa PROLED, criado há dois anos, a Prefeitura de Porto Velho promove a expansão da instalação de luminárias de LED, com a expectativa de atingir 100% da cidade.
"Cerca de 13 mil luminárias de LED já foram instaladas, e devemos encerrar o ano com muito mais, em diversos bairros da nossa capital. A LED é sustentável, mais eficiente, mais econômica, dá menos manutenção e tem maior durabilidade do que as lâmpadas de vapor metálico. Em razão disso, é uma prioridade nossa não apenas seguir com a capital iluminada, mas iluminada com as modernas lâmpadas de LED", destacou o prefeito Hildon Chaves.
Atendendo à determinação do prefeito, a Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur) é a responsável pela execução do serviço. Presidente empresa, Gustavo Beltrame, informou que, além de avenidas e locais como o Espaço Alternativo, Parque da Cidade e Skate Parque, a iluminação em LED já chegou aos bairros Flodoaldo Pontes Pinto, Agenor de Carvalho, Igarapé, Olaria, São João Bosco, Pedrinhas, Liberdade, Cohab e Conceição, além do residencial Cristal da Calama.
"Nos próximos dias, vamos instalar luminárias de LED nos bairros Nacional, Caladinho e Castanheiras. Temos 12 mil pontos licitados e devemos chegar a um número em torno de 45% de nossa rede de atendimento neste ano, mas não vamos parar enquanto não chegarmos a 100%", disse Beltrame.
VANTAGENS DO LED
Mais eficientes, com menor custo de manutenção, maior durabilidade do que as lâmpadas de vapor metálico, além de economia com um gasto cerca de 60% a 70% a menos de energia, as luminárias de LED representam uma cidade mais iluminada, com menor custo, pois possuem até cinco anos de garantia e uma durabilidade maior.
As de vapor, além de durarem menos, requerem um mecanismo de funcionamento mais complexo, com até sete componentes. Se um deles der problema, a lâmpada apaga. Já a LED é apenas relé e a luminária, permitindo fazer a identificação do problema e o reparo com mais agilidade.
SUSTENTABILIDADE
A iluminação em LED traz outro benefício que é a sustentabilidade. Enquanto os outros sistemas utilizam até metais pesados na geração da luminosidade, trazendo complicações em seu descarte, as luminárias de LED são sustentáveis e sem impactos ambientais significativos, pois não possuem elemento poluente ou contaminante.
Sintero discute sobre impactos do novo Ensino Médio em audiência pública na Câmara de Porto Velho
Na oportunidade, a presidenta do Sintero, Lionilda Simão, fez duras críticas ao modelo de ensino e denunciou os efeitos perversos para a saúde física e mental dos profissionais em Educação lotados nas instituições que já trabalham com o Novo Ensino Médio, em razão da sobrecarga de trabalho vivida por estes profissionais
Prefeito Hildon Chaves acompanha ministro do STJ em visita ao complexo da Madeira-Mamoré
Ministro demonstrou satisfação em saber que em breve o local será reaberto ao público
Cidade segura: Governo do Estado deflagra operação 'Fio Desencapado'
A operação "Fio Desencapado" tem como foco a redução dos crimes de furto de fios elétricos e hidrômetros de fornecimento de água
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook