Programa de Alimentação Escolar é ofertado a 45 mil alunos da rede municipal de Porto Velho
Cardápios são preparados por um grupo de nutricionistas de acordo com cada faixa etária
Com o objetivo de garantir uma alimentação de qualidade e educação nutricional a todos os estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Porto Velho segue os padrões previstos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Cardápio nutricional atende a 45 mil alunos da rede municipal
Os cardápios são preparados por um grupo de nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), conforme a faixa etária dos alunos e enviados para todas as escolas municipais. No total, são atendidos cerca de 45 mil alunos da creche ao ensino fundamental.
“Esses cardápios são diferenciados para o ensino fundamental, creche e pré-escolar, afinal, são faixas etárias diferentes. Além disso, cada escola tem a flexibilidade de fazer o cardápio de acordo com a aceitabilidade dos seus alunos. Em todos eles, nós calculamos a parte nutricional exigida pelo PNAE, mas também respeitamos a questão da aceitabilidade de cada aluno quanto ao alimento que é fornecido na merenda escolar”, explica a nutricionista Fernanda Miranda.
QUALIDADE
Na prática, a alimentação dos alunos é a mais natural possível, composta por frutas, verduras, carnes, iogurtes, sucos naturais e hortaliças, entre outros itens necessários para o bom desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Produtos achocolatados, ultraprocessados e bebidas lácteas estão fora dos cardápios nas escolas da rede municipal de Porto Velho.
Município privilegia alimentos da agricultura familiar na merenda escolar
“A gente se preocupa com o teor do cardápio diferenciado e qualitativamente estudado, para que os alunos possam progredir no aprendizado e nas questões cognitivas. A criança que come melhor aprende melhor e permanece com mais atenção durante a aula”, comenta a nutricionista.
AGRICULTURA FAMILIAR
Pelo menos 30% dos produtos servidos na merenda escolar devem ser adquiridos da agricultura familiar. A regra é estabelecida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que repassa parte dos recursos e busca incentivar e valorizar os produtores, além de proporcionar uma alimentação com maior valor nutricional às crianças.
Em 2021, 58% do recurso federal (PNAE) destinado para a merenda escolar no município de Porto Velho foi investido na aquisição de produtos da agricultura familiar.
Atualmente, são investidos cerca de R$ 1,3 milhão ao mês na aquisição de produtos para a merenda dos alunos, sendo que parte desse valor tem a contrapartida do município.
Programa de Alimentação Escolar é ofertado a 45 mil alunos da rede municipal de Porto Velho
Câncer de pâncreas: estudo traz novidades sobre prevenção para um dos tumores mais agressivos
Há fatores de risco evitáveis já conhecidos associados ao aumento da incidência de câncer, como o tabagismo, obesidade e o consumo excessivo de álcool, destacam os pesquisadores
'Dia V': Vilhena oferecerá quase 20 imunizantes diferentes em campanha de vacinação
10 mil doses estarão disponíveis em todos os postos de saúde, das 8h às 13h, em ação conjunta em todo o Estado
Sesc SP prorroga inscrição para processo seletivo do Curso Sesc de Gestão do Esporte
No Brasil, a Gestão do Esporte é uma área em desenvolvimento e são raras as publicações que se aprofundam nas relações do seu conceito com os diferentes aspectos do fenômeno esportivo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook