Programa Primeiros Passos Porto Velho é implantado nas escolas municipais
Ato de lançamento do programa foi virtual e contou com a participação de 400 profissionais da educação
O lançamento do programa foi virtual, através do canal DIFOR DPE-SEMED-PVH, no You Tube
O objetivo do é organizar as ações desenvolvidas com foco na primeira infância
A Prefeitura de Porto Velho, em cumprimento à Meta 1 do Plano Municipal de Educação, implantou na terça-feira (13), o Programa Primeiros Passos Porto Velho nas escolas de educação infantil do município.
O lançamento do programa foi virtual, através do canal DIFOR DPE-SEMED-PVH, no You Tube, e reuniu aproximadamente 400 profissionais da educação.
O objetivo do programa é organizar as ações desenvolvidas com foco na primeira infância e apoiar de maneira estruturada o desenvolvimento integral da criança.
Com ele, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) busca a melhoria e ampliação da oferta de vagas e condições de permanência das crianças nas escolas. A iniciativa atende orientações do prefeito Hildon Chaves e do vice Maurício Carvalho.
O Programa Primeira Infância envolve todas as crianças da Educação Infantil, que vai desde a Creche II e III, Pré I e Pré II.
As ações desenvolvidas pela Secretaria e pelas unidades escolares municipais contarão com a construção e ampliação de novas escolas, manutenção dos prédios já existentes, material de apoio pedagógico, aquisição de novos equipamentos mobiliários, distribuição de kits escolares, oferta da Escola Virtual com o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e formação continuada dos profissionais da educação.
VAGAS
Com a implantação do programa, a Semed distribuirá 33 novos parquinhos
Em 2017, a oferta de vagas era de 4.209 mil. Em 2021, saltou para 5.026 mil. O aumento da oferta é decorrente da reestruturação das ações nas escolas e a ampliação de 27 novas salas de aulas em 2020, o que corresponde a 54 novas turmas disponibilizadas para o ano letivo de 2021.
Entre 2017 e 2020, os profissionais atuantes na formação dos pequeninos participaram 209 formações, sendo que algumas foram destinadas também a profissionais de outras redes de ensino. O investimento faz parte do projeto de formação continuada que a Semed oferece aos profissionais do município.
Nos últimos anos, a Prefeitura entregou kits pedagógicos, contratou novos professores e outros profissionais de educação, adquiriu novos kits escolares, novos acervos bibliográficos, ampliou e construiu novas unidades escolares e adquiriu novas mobílias.
“O programa é importante porque marca de forma exitosa os 100 primeiros dias de trabalho da Secretaria Municipal de Educação nessa nova gestão. A partir deste mês, entregaremos 33 unidades de parques para 33 escolas de educação infantil através do programa, que também prevê a expansão da rede de escolas infantil, o que proporcionará o aumento do número de vagas”, explica a secretária municipal de educação, Gláucia Negreiros.
Com a implantação do Programa Primeiros Passos Porto Velho, a Semed distribuirá 33 novos parquinhos para as unidades escolares infantis. Cada um é composto por balanço, túnel lúdico, gira-gira, casa de bonecas, escorregador e gangorra.
Texto: Carlos Sabino
Fotos: Saul Ribeiro
Número 2 do mundo, Medvedev contrai covid-19 e não joga em Monte Carlo
Tenista russo seria o segundo cabeça de chave, atrás apenas de Djoko
Conmebol anuncia doação de 50 mil vacinas da Sinovac para jogadores
Entidade afirma que imunização beneficiará realização da Copa América
STF estabelecerá balizas na jurisprudência sobre saúde pública
A questão foi abordada na última quinta-feira (8/4) no painel “Judicialização da saúde: uma nova jurisprudência no STF?”, durante o Seminário Digital em Comemoração ao Dia Mundial da Saúde, evento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook