Projeto criminaliza comportamento que incite maus-tratos a animais
Empresas de mídia e provedores deverão remover conteúdos que façam apologia a esse crime; a Câmara dos Deputados discute a proposta
Ganem: apologia a tais práticas vai contra a empatia e o cuidado com os seres vivos
O Projeto de Lei 3789/23 insere na Lei de Crimes Ambientais a apologia a maus-tratos aos animais, com pena prevista de detenção de três meses a um ano mais multa.
Em análise na Câmara dos Deputados, o texto define apologia a maus-tratos como qualquer forma de propaganda, divulgação, manifestação pública ou privada que encoraje ou defenda a prática de violência, crueldade, abuso, negligência ou abandono de animais.
A proposta proíbe a veiculação, produção, distribuição, comercialização ou disponibilização de conteúdos que promovam a apologia a maus-tratos aos animais em qualquer meio de comunicação.
Remoção de conteúdos
Empresas de mídia, provedores de internet e de redes sociais deverão remover, em até 48 horas, qualquer conteúdo identificado como apologia a maus-tratos a animais.
Se o conteúdo não for removido, as empresas responderão solidariamente pelo crime de maus-tratos.
“A apologia aos maus-tratos aos animais representa uma ameaça ao avanço da consciência sobre a importância de respeitar e proteger os seres vivos que compartilham conosco o planeta”, avalia o deputado Bruno Ganem (Pode-SP), autor do projeto.
Próximos passos
A proposta será analisada pelas comissões de Comunicação; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada pelo Plenário.
Projeto prevê doação de perucas para pessoas com câncer
A proposta está em discussão na Câmara dos Deputados
Projeto torna crime hediondo roubo em residência com ameaça a vítimas
A proposta está em discussão na Câmara dos Deputados
Lula irá nos salvar de novo
“Menosprezam o fracasso nas eleições municipais e se agarram à ideia de que os super-heróis Lula e Alexandre de Moraes farão o serviço”, escreve Moisés Mendes
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook