Projeto de Lei acaba com cobrança de taxa mínima pelo consumo de água

Aélcio da TV teve aprovado projeto que prevê a cobrança justa sobre o fornecimento de água.

Assessoria
Publicada em 08 de junho de 2018 às 12:34
Projeto de Lei acaba com cobrança de taxa mínima pelo consumo de água

Projeto de Lei Ordinária nº 912/18, de autoria do deputado Aélcio da TV (PP) foi aprovado em Plenário e proíbe concessionárias prestadoras de serviços essenciais de fornecimento de água de cobrar tarifa mínima de consumo ou adotar práticas semelhantes no Estado. 

Segundo o parlamentar, as concessionárias e prestadoras de serviços essenciais terão que implementar a cobrança justa sobre o fornecimento de água, através da qual os consumidores pagarão somente pelo serviço utilizado, a ser mensurado e identificado na fatura mensal. 

Aélcio cita o Código de Defesa do Consumidor, em seus artigos 22 e 6º que cita que os serviços essenciais terão que ser adequados, eficientes e contínuos. A instituição de tarifa mínima, "é uma gravíssima consequência do desrespeito ao princípio da boa-fé nas relações de consumo, pois impõe ao usuário uma contraprestação desproporcional, pois impõe a cobrança ao usuário de um valor mínimo, mesmo que nada consuma", declarou o parlamentar. 

Com a lei aprovada, e que aguarda sanção do governador do Estado, espera-se dar a garantia ao consumidor de não ser cobrado por serviços que de fato não necessitam serem cobrados, pois "a cobrança de valores mínimos se mostra abusiva pela obrigação desproporcional, indo contra o princípio da igualdade na relação de consumo", concluiu a sua justificativa o deputado Aélcio da TV.

Comentários

  • 1
    image
    Chico Bento 08/06/2018

    Sr. Jamil Energia elétrica é de competência do Governo Federal, logo a câmara estadual não tem competência para tal.

  • 2
    image
    fabiano 08/06/2018

    ótimo trabalho nobre dep. a caerd excede esse absurdo com essa rídicula e maldita cobrança de taxa mínima.

  • 3
    image
    Jamil 08/06/2018

    Parabéns ao Deputado pelo brilhante progeto de lei. Aproveito a oporunidade para que ele apresente um progeto com mesmo teor porém para cobrança minima imposta pela Ceron que cobra taxa minima mesmo sem consumo .

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook