Projeto do PT no Senado propõe sustar decreto que simplificou posse de armas

A bancada do PT apresentou projeto para sustar decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro que simplificou o porte de armas de fogo.

Agência Senado 
Publicada em 17 de fevereiro de 2019 às 18:42
Projeto do PT no Senado propõe sustar decreto que simplificou posse de armas

Carlos Penna Brescianini 

Partido dos Trabalhadores quer a suspensão do decreto assinado pelo presidente Bolsonaro (à esq.) no dia 15 de janeiro. Para o PT, facilitar a aquisição de armas é contrário à legislação
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal apresentou um projeto de decreto legislativo para sustar o Decreto 9.685, de 2019, editado pelo presidente Jair Bolsonaro, que simplificou o porte de armas de fogo. Os senadores argumentam que a aplicação do Estatuto do Desarmamento é fundamental para reduzir a explosão de mortes violentas no Brasil, como atestou a Organização Mundial de Saúde (OMS). Na contramão dessa recomendação, a simplificação das exigências, segundo o PT, irá gerar um aumento nos homicídios, inclusive por acidentes.

Além disso, como afirma o senador Humberto Costa (PT-PE), o plebiscito de 2005, que reafirmou a possibilidade da posse de armas pelos cidadãos, não estendia a possibilidade de compra de várias armas por pessoa.

— Dado preocupante — e que também se contrapõe ao espírito do Estatuto do Desarmamento — é a autorização para a compra de até quatro armas de fogo. E esse número poderá ser maior a depender do número de propriedades que o cidadão possua, além das circunstâncias e da comprovação da "efetiva necessidade", como é previsto no decreto presidencial.

O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), mostrou-se preocupado com uma escalada de incidentes com armas de fogo a partir da simplificação das autorizações para a posse.

— O decreto presidencial ainda irá impactar no aumento no sistema público de saúde, nos seus setores de urgência e emergência, nas filas de cirurgias ortopédicas e nos serviços de reabilitação. É claro que ocorrerão acidentes, pois o uso de armas exige um longo treinamento. E a maioria das pessoas não fará esse treinamento.

O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para exame. Na comissão, será designado um relator e aberto um prazo para a apresentação de emendas antes de um parecer sobre a proposta ser colocado em votação.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

A Derrocada  do PT em Rondônia

A Derrocada  do PT em Rondônia

Exitoso nas eleições gerais de 2002 e nas eleições municipais de 2004 e 2008, o Partido dos Trabalhadores sofreu um forte declínio em 2016 e 2018.