Projeto extingue plano de saúde especial de senadores e ex-senadores
A proposta aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
O senador Randolfe Rodrigues é autor do projeto de resolução que modifica as regras do plano de saúde utilizado por senadores e ex-senadores
Apresentado nesta semana ao Senado Federal, o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 8/2019, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), acaba com o plano de saúde da Casa que atende senadores e ex-senadores e seus cônjuges e dependentes. A proposta aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
O projeto revoga o ato da Comissão Diretora que dispõe sobre a assistência à saúde prestada aos senadores e seus dependentes e aos ex-senadores e seus cônjuges (ATC 9/1995) e os atos posteriores que fizeram alterações na norma (ATCs 39/1997, 2/2003 e 13/2012).
Além disso, a proposta altera a Resolução 35/2012, que dispõe sobre o regulamento do Sistema Integrado de Saúde (SIS), o plano de saúde dos servidores ativos e inativos do Senado Federal. O PRS inclui os senadores como beneficiários-titulares do SIS, nos mesmos moldes dos servidores.
Para Randolfe, os atos que seu projeto pretende revogar são inconstitucionais, pois a organização e o funcionamento do Senado só podem ser alterados por lei.
“Faz-se necessário eliminar a extensão da assistência à saúde aos ex-senadores e seus cônjuges, prática indiscutivelmente antirrepublicana, na medida em que eterniza efeitos que se devem a um mandato temporário. Outra providência que se impõe é a definição clara dos limites da assistência à saúde que se pretende regulamentar, uma vez que é absolutamente injustificável e inconciliável com as normas que presidem a gestão dos gastos públicos pensar-se em instituir uma vantagem desse tipo de caráter ilimitado. Neste sentido, estamos propondo, por absoluta necessidade de se guardar harmonia com o princípio da igualdade, que a norma que disciplina a assistência à saúde dos membros desta Casa observe os critérios já aprovados recentemente para a de seus servidores”, afirma Randolfe na justificação do projeto.
Proposta acaba com aposentadoria especial de parlamentares
A proposta aguarda relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Deputado Anderson Pereira pede inspeção técnica nas despesas orçamentárias da SEJUS
Parlamentar relata altos salários dos oficiais em serviço nas unidades.
Visando economicidade, Assembleia Legislativa revisa contratos e cancela serviços
Intenção com a medida é adequar despesas à situação financeira atual, reduzindo gastos.
Comentários
Finalmente um projeto coerente!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook