Projeto Libras em todas as mãos lança Guia de orientações didáticas para alunos surdos
Para que a educação seja de fato inclusiva é necessário elaborar e disponibilizar materiais e recursos que permitam a acessibilidade dos alunos com deficiência
O Projeto de Extensão “Libras em todas as mãos” da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, lançou recentemente o “Guia de Orientações Didáticas – Acessibilidade Pedagógica para Estudantes Surdos” (acesse aqui). A publicação é resultado de estudos e ações desenvolvidas no projeto, que priorizam práticas pedagógicas inclusivas, e compila orientações didáticas para professores de todos os níveis de ensino (infantil, fundamental, médio e superior).
Para que a educação seja de fato inclusiva é necessário elaborar e disponibilizar materiais e recursos que permitam a acessibilidade dos alunos com deficiência. Dessa forma , o Guia de Orientações Didáticas apresenta aos professores em geral um conjunto de informações e possibilidades de acessibilidade pedagógica para estudantes surdos a serem consideradas no planejamento de suas aulas e em suas práticas de ensino, pesquisa e extensão.
A publicação aborda, por exemplo, a função do Tradutor e Intérprete de Libras e a importância da acessibilidade na comunicação. Há ainda orientações didáticas para acessibilidade na preparação de aulas, textos, vídeos, avaliações, em apresentações e uso de imagens, e o uso da Língua Portuguesa no acesso das pessoas surdas à educação. A obra também conta com recomendações para a educação inclusiva.
Para a coordenadora do Projeto e organizadora do Guia, professora Jacqueline Lidiane de Souza Prais, a expectativa é de que o material seja compreendido como subsídio na construção de práticas pedagógicas que visem minimizar ou eliminar barreiras de acesso ao currículo escolar na oferta de oportunidades de aprendizagem para todos.
Com a publicação do guia, os resultados obtidos em pesquisas acadêmicas retornam para a sociedade em forma de contribuição para o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. E, assim, a Universidade devolve para a comunidade o resultado dos investimentos em pesquisa científica, que terão impacto positivo em diversos setores.
Acesse aqui o Guia de Orientações Didáticas – Acessibilidade Pedagógica para Estudantes Surdos.
Delírios 'patriotários'
“Mito” para sempre nosso presidente! Deus, pátria e família é nosso lema
Comissão de Direito Médico da OAB-RO alerta para importância do combate à hanseníase
O Janeiro Roxo foi instituído em 2016 e busca informar à população sobre a Hanseníase, doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele
Feminicídio: oito anos após aprovação da lei, casos aumentam
Desmonte da rede de proteção à mulher facilitou crime
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook