Projeto Rondon contribui com a promoção da cidadania em comunidades acompanhadas

O projeto visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população local, contando, também, com parceria das Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação

Giliane Perin e Sargento PM Carliane Fotos: Sargento PM Carliane
Publicada em 27 de novembro de 2019 às 15:58
Projeto Rondon contribui com a promoção da cidadania em comunidades acompanhadas

Em parceria com instituições de ensino, projeto prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades assistidas

O Governo do Estado de Rondônia, através da Casa Militar, realizará no período de férias letivas, no mês de julho de 2020, o Projeto Rondon – Operação Teixeirão II. Trata-se de uma ação interministerial do Governo Federal, realizada em coordenação com os governos estadual e municipal, com o objetivo de contribuir com a construção e promoção da cidadania. O projeto visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população local, contando, também, com parceria das Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27), na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar em Cacoal, estiveram presentes o coronel da Força Aérea, Marcelo Martins Soares, o coronel da Marinha, José Antônio Gomes da Silva e o major PM Clodomar José Rodrigues, que explicaram o projeto aos participantes. Eles foram recepcionados pelo comandante do 4º BPM, major PM França.

“O Projeto Rondon prioriza o desenvolvimento de ações que ofereçam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro, o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira”, explicou o coronel da Força Aérea, Marcelo Martins Soares.

Sob a coordenação do Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é conduzido em estreita parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

Polícia Militar é parceira e auxilia a execução do Projeto em Rondônia

Em Rondônia, o Governo do Estado assume o papel de deslocamento dos universitários que são, prioritariamente, de instituições rondonienses de Ensino Superior. A ideia é que os acadêmicos possam visitar algumas cidades, apresentando uma realidade a eles muitas vezes desconhecidas. Os acadêmicos trocarão o período de férias pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes, promovendo o desenvolvimento social e a melhoria na qualidade de vida em municípios do estado de Rondônia

Essa troca de experiências e conhecimentos visa contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário; com o desenvolvimento sustentável,  o  bem-estar  social  e  a  qualidade  de  vida  nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias; proporcionar ao estudante universitário conhecimento de aspectos peculiares da realidade do estado; contribuir  com  o  fortalecimento  das  políticas  públicas,  atendendo  às  necessidades  específicas  das comunidades selecionadas; desenvolver  sentimentos  de  responsabilidade  social,  espírito  crítico  e patriotismo e ainda contribuir  para  o  intercâmbio  de  conhecimentos  entre  as  instituições  de  ensino  superior,  governos locais e lideranças comunitárias.

Também participaram da reunião, os representantes das seguintes Instituições de Ensino Superior atuantes em Cacoal, Unir, Unesc, Facimed, Fanorte e também do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – IFRO.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook