Projeto ‘SESC 52’ inicia 3ª etapa levando apresentações culturais para o interior de Rondônia
Ações artístico-culturais serão oferecidas aos 52 municípios rondonienses de forma gratuita
O projeto ‘Sesc 52’ deu início a 3ª etapa na cidade de Vilhena. Até final do mês, 10 cidades de Rondônia receberão as ações artístico-culturais que o projeto prevê. A ideia é fomentar a cultura regional, fortalecendo os artistas locais e expandir o acesso da cultura às comunidades, de forma gratuita.
Esta 3ª etapa conta com uma novidade, a apresentação de ‘A Menina Encantadeira – Mana Cia de Teatro’ que conta a história da menina Ayra, aniversariante, que resolve sair pela comunidade na beira do Rio Madeira e aí a história começa a ter um desenrolar. Além disso, as exposições literárias continuam e convidam a todos a brincar com contos que ajudam a passear pela imaginação, seja criança ou adulto.
A 1ª etapa aconteceu em Porto Velho com contações de histórias em 20 escolas municipais em Porto Velho e também na região do Baixo Madeira. O Sesc 52 é o maior projeto de divulgação e circulação de artes de Rondônia, por isso visita todos os 52 municípios de Rondônia em etapas.
Além disso, o projeto também está alinhado às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da agenda 2030, já que a cultura contribui transversalmente para cada uma das cinco dimensões do desenvolvimento sustentável.
PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA DO PROJETO ‘SESC 52’
CINEMA
As aventuras de Tita
A chegada de um grupo de ararinhas azuis, repatriadas da Europa para o Brasil, é interrompida quando a caixa de transporte, misteriosamente, é roubada. Cabe a Tita e os amigos Timbum (o peixe pintor) e Dudé (o bode aventureiro) investigarem o ocorrido e encontrar uma solução para salvar os animais e proteger a caatinga. Dirigido por Eduardo Padrão e baseado na obra de Victor Flores, o curta é uma forma de mostrar às crianças do Brasil e do mundo a importância de preservar esse bioma tão fundamental ao país e ao planeta
Geração Alpha
Rebeca, uma menina apaixonada por leitura, tenta convencer seu vizinho e melhor amigo, Marcelo, a ler um livro.
EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS
A história de Porto Velho para criança
De autoria da escritora e artista visual Adriana Cardoso, nessa Mostra serão exibidas as ilustrações do seu livro infantil. Adriana é uma artista mult-arte e realiza na cidade de Porto Velho pinturas murais, contações de histórias musicadas e oficinas artesanais. A artista também divide seu tempo atendendo demandas de grafites na cidade de São Paulo onde também é solicitada.
EXPOSIÇÃO LITERÁRIA
O Urubu e o Jabuti
A apresentação teatral que conta a história do conto popular “O Urubu e o Jabuti” recontado por Marilia Bomfim, interpretado pelo o artista Luís Eduardo.
Bibliosesc
BiblioSesc é uma biblioteca móvel, montada sobre um caminhão, que leva mais de 3 mil livros para cidades e bairros que não possuem bibliotecas. Os livros estarão disponíveis para consultas e leituras nos locais onde o Sesc 52 passar.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – ESCOLAS MUNICIPAIS
O Pequenino Grão de Areia – Luís Eduardo
Neste espetáculo o contador de histórias Luís Eduardo nos convida a brincar com os contos e as cantigas que fazem parte da cultura popular e que passeiam pelo mundo de boca em boca ao longo do tempo.
APRESENTAÇÃO
A menina encantadeira – Mana Cia de Teatro
Esta peça de teatro infantil é uma fábula cheia de elementos do imaginário amazônico rondoniense, através das aventuras da menina Ayra a obra nos conduz a uma nova perspectiva decolonial sobre “o folclore amazônico”, por meio de estruturas narrativas e estética baseada na linguagem beradeira.
Rondônia gasta 10,6% do orçamento estadual com Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria, revela estudo do JUSTA
Rondônia é o segundo estado que mais gasta proporcionalmente com o sistema de justiça, tendo destinado, em 2022, 10,6% de todo o orçamento estadual para esse fim
Estuprada e depois condenada
Apesar de ter sido estuprada e violentada, Rondônia continuou presa e sofrendo horrores no presídio feminino da capital para onde foi levada depois
MPRO abre processo seletivo para inscrições para estágio de nível médio, superior e pós-graduação
Para participar do certame, basta realizar o cadastramento e credenciamento pelo site, disponíveis entre 17 de junho e 2 de julho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook