Promoção da reintegração social é destacada em eleição da nova presidência do Conselho Penitenciário
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Conselho Penitenciário desempenha um papel essencial na proteção dos direitos das pessoas privadas de liberdade
Primeira reunião e eleição para presidência do novo Conselho Penitenciário aconteceu na sexta-feira (9), em Porto Velho
Com o objetivo de contribuir para que o sistema penitenciário opere de maneira ainda mais justa e eficiente, foi realizada na sexta-feira (9), em Porto Velho, a primeira reunião e eleição para presidência do novo Conselho Penitenciário (Copen). O Copen visa fiscalizar e acompanhar as condições de cumprimento das penas privativas de liberdade e medidas socioeducativas aplicadas às pessoas presas ou internadas em estabelecimentos penais, incluindo a supervisão das condições de encarceramento, prevenção de abusos e promoção da reintegração social dos custodiados após a liberação.
A primeira reunião foi promovida pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Durante a primeira reunião, foi eleita a presidente do Conselho Penitenciário, Jaqueline Mainardi, que também preside o Conselho da Comunidade na Execução Penal (CCEP). O Conselho permanecerá com os atuais membros pelo período de quatro anos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Conselho Penitenciário desempenha um papel essencial na proteção dos direitos das pessoas privadas de liberdade, na melhoria das condições dentro das unidades e promoção de uma justiça criminal mais eficaz e humanitária.
Solenidade de posse foi realizada na sede da Sejus
O secretário da Sejus, Marcus Rito ressaltou que, os relatórios e recomendações feitas pelo Copen podem ser um agente facilitador para o aprimoramento de políticas públicas relacionadas ao sistema prisional. “Os documentos desenvolvidos pelo Conselho têm potencial para levar a reformas legislativas ou melhorias nas práticas de gestão de prisões, beneficiando o sistema de justiça criminal como um todo.”
CONSELHO PENITENCIÁRIO
Além da Sejus, o Copen 2024/2028 foi formado pelos seguintes órgãos: Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas); Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO); Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO); Defensoria Pública da União (DPU); Conselho da Comunidade da Execução Penal de Vilhena; Conselho da Comunidade da Execução Penal de Alta Floresta do Oeste e Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região.
Entrega de títulos definitivos pelo governo de RO marca novo ciclo de progresso para famílias chacareiras, em Porto Velho
Momento histórico da entrega de mais de 200 títulos definitivos, aconteceu na sexta-feira (9), no Teatro Guaporé, na Capital
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões
Sorteio será às 20h, no horário de Brasília, em São Paulo
2ª Edição do Domingão Solidário do dia dos Pais do Sesc Rondônia acontece neste de Domingo
Evento contará com sorteio de brindes e atividades nas áreas de cultura e lazer
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook