Projeto aprovados pelos deputados estaduais cria programa 'Vizinhança Solidária' em Rondônia
Proposta busca fortalecer vínculo entre PM e comunidade
Programa Vizinhança Solidária é aprovado (Foto: Daiane Mendonça | Ascom Governo de Rondônia)
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 579/2024, de autoria do deputado estadual Jesuíno Boabaid (PSD), que institui o Programa Vizinhança Solidária. O programa tem como objetivo fomentar a segurança comunitária com a colaboração entre moradores e a Polícia Militar e visa prevenir e reduzir a criminalidade nos bairros e comunidades do estado.
Na justificativa do projeto, o deputado esclareceu que o Programa Vizinhança Solidária será de adesão voluntária pelos moradores de cada rua, bairro ou região e contará com orientação, apoio e acompanhamento da Polícia Militar, que atuará por meio do batalhão, companhia ou outra unidade responsável pelo policiamento local. A implementação do programa será realizada em parceria entre a Polícia Militar e um representante dos moradores, além da participação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da região.
Entre as ações previstas, a Polícia Militar promoverá reuniões e palestras periódicas para orientar os moradores sobre ações comunitárias preventivas e medidas de segurança. Eventuais custos com a aquisição de placas identificadoras, equipamentos de segurança ou melhorias em condomínios, casas ou estabelecimentos serão suportados pelos particulares integrantes do programa.
O projeto prevê ainda que o representante dos moradores deverá informar à PM sobre os locais e horários de maior incidência de delitos na região.
De acordo com o deputado Jesuíno Boabaid, as ações previstas no Programa Vizinhança Solidária têm o potencial de inibir a prática de delitos ao envolver ativamente a comunidade na segurança pública.
O projeto foi aprovado por todos os deputados presentes e agora segue para sanção governamental.
Deputados estaduais aprovam projeto de lei que evita conflito de datas em concursos públicos em Rondônia
Proposta foi aprovada por todos os deputados presentes
Suspender emendas dá 'autonomia desmedida' ao Executivo, diz Congresso
Parlamentares destinaram R$ 6,7 bi em "emendas Pix" em 2023
TRE-RO adota sistema Janus para automação de processos
Uso de inteligência artificial busca agilizar processos de registros de candidatura nas eleições municipais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook