TRE-RO adota sistema Janus para automação de processos
Uso de inteligência artificial busca agilizar processos de registros de candidatura nas eleições municipais
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) começará a usar o sistema Janus nas eleições municipais de 2024 e será utilizado, nesta primeira fase, nos processos de Registros de Candidatura. Isso vai acontecer tanto no 1º grau (Zonas Eleitorais) quanto no 2º grau (TRE/RO).
O que é o sistema Janus?
Janus é uma ferramenta de automação processual e inteligência artificial que lidará com grande volume de processos e que possuem tarefas repetitivas.
O sistema foi desenvolvido pela equipe do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e aplicado, pela primeira vez, nas eleições de 2022, no referido tribunal, onde foram automatizados mais de 68% dos processos de Registros de Candidaturas e Prestações de Contas Eleitorais.
Vantagens
Nessas eleições, o Janus vai ajudar todos os envolvidos nos pedidos de registros de candidatura, como candidatos, partidos políticos e a própria Justiça Eleitoral. A automação dos processos permitirá cumprir o prazo reduzido para o julgamento dos pedidos, que vai até o dia 16 de setembro.
SOS Voto: saiba como funciona o número para denunciar mentiras sobre as Eleições 2024
Ferramenta permite que cidadãs e cidadãos denunciem gratuitamente, pelo número 1491, mentiras sobre as eleições espalhadas nas redes sociais
Combate e prevenção à violência política de gênero são prioridades do MP Eleitoral nas eleições deste ano
Compromisso foi reafirmado pela Procuradoria-Geral Eleitoral em roda de conversa que marcou os três anos da Lei 14.192/21
Divergência marca debate sobre legalização de cassinos e bingos
Na avaliação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a matéria (PL 2.234/2022) é abrangente e complexa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook