Proposta determina prevalência do direito do consumidor sobre regulação bancária
A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados
Cleber Verde: algumas cobranças afrontam o Código do Consumidor
O Projeto de Lei 2935/19 determina a prevalência das normas de direito do consumidor sobre a regulação bancária e considera abusiva a eventual cláusula contratual que trate de cobrança para ressarcimento de serviços sem a especificação do que será efetivamente prestado.
A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Cleber Verde (PRB-MA), a ideia é ajustar os dispositivos do Código de Defesa do Consumidor e da regulação bancária à jurisprudência consolidada pelo Supremo Tribunal Federal.
O parlamentar explicou que, na relação entre bancos e clientes, há serviços que são prestados pela instituição financeira e outros por terceiros, conforme contrato. Esses últimos são regulamentados pelo Conselho Monetário Nacional e podendo ser cobrados do cliente a título de ressarcimento.
“No entanto, essa cobrança de ressarcimento não pode se dar de forma genérica, o que afronta o Código do Consumidor”, afirmou Cleber Verde. “A especificação do serviço contratado é um direito, como também é a informação adequada sobre os acréscimos em um financiamento.”
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Veja como os deputados votaram no texto-base da reforma da Previdência
O plenário retomará os trabalhos nesta quinta para votar destaques
Prefeitura instala novos abrigos de ônibus em diversas partes da cidade
O objetivo é proporcionar conforto e melhorar a qualidade de vida da população que necessita utilizar o transporte coletivo
Semusa amplia vacinação de cães e gatos em Porto Velho
Na próxima segunda-feira (15/7), serão inauguradas duas unidades itinerantes de Vigilância e Controle de Zoonoses
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook