PS UNIR 2023 – Aprovados com notas do Enem são convocados para matrículas
Todos os documentos necessários para realização das matrículas estão especificados no edital de convocação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou na última quinta-feira (20) o edital de convocação para matrículas em 1ª chamadados aprovados no PS UNIR 2023, o processo de seleção de novos alunos para ingresso em um dos 60 cursos de graduação ofertados pela instituição. A convocação é para os candidatos que se inscreveram e foram aprovados com as notas do Enem, sendo essa 1ª chamada referente a todos os cursos com entrada no primeiro semestre letivo de 2023, nos oito campi da UNIR.
Período de matrícula - As matrículas dos aprovados deverão ser realizadas entre os dias 23 e 28 de abril, até às 18h, exclusivamente de modo online, por meio do link https://sistemas.unir.br/discente/. Todos os documentos necessários para realização das matrículas estão especificados no edital de convocação.
Um Tutorial de Matrículas foi disponibilizado pela Diretoria de Registro Acadêmico (Dirca) para orientar os candidatos sobre os procedimentos necessários para realizar as matrículas de modo online.
Os candidatos que tiverem as matrículas não homologadas podem entrar com recurso no mesmo link onde realizaram suas matrículas, entre os dias 28 e 30 de abril. O resultado da análise de recursos será disponibilizado no dia 3 de maio no Portal de Processos Seletivos da UNIR.
Início das aulas - As aulas para os cursos com ingresso no primeiro semestre letivo de 2023, de acordo com o calendário acadêmico da UNIR, começam no dia 19 de junho. Os estudantes devem, logo após a matrícula, procurar os departamentos acadêmicos responsáveis por seus cursos para obter mais informações. Os sites de todos os cursos e os respectivos departamentos acadêmicos da UNIR estão disponíveis aqui.
Manifestação de interesse – Após a primeira etapa de matrículas, será aberto o período de manifestação de interesse para que os candidatos que ficaram em "Lista de espera" informem, via sistema, que ainda têm interesse nas vagas para estudar na UNIR. O prazo para manifestação de interesse será do dia 4 ao dia 6 de maio e somente os candidatos que manifestarem interesse nas vagas poderão ser convocados a partir da 2ª chamada em diante.
Seleção via notas do Ensino Médio – Em suas últimas edições, o PS UNIR tem selecionado candidatos de duas formas distintas: por meio da nota do Enem e, em um segundo momento, por meio de Edital Complementar com as notas do histórico escolar do Ensino Médio.
Nesta segunda etapa do Edital Complementar uma nova relação de cursos e quantidade de vagas serão divulgadas para reabertura das inscrições. Desta vez para seleção por meio das notas do Ensino Médio, em que poderão se inscrever candidatos que não realizaram o Enem ou não tenham sido aprovados na primeira etapa.
O Edital Complementar via Histórico do Ensino Médio está previsto para ser publicado no dia 12 de maio no portal da UNIR (www.unir.br), e na inscrição o candidato deverá informar as médias das notas obtidas nas disciplinas de Português e Matemática durante o Ensino Médio, além da modalidade de conclusão do Ensino Médio: se foi regular; técnico; na Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou ainda por certificação do “Provão”, do Encceja ou do Enem.
Serviço de Orientação ao Usuário – Mais informações sobre o PS UNIR 2023, e mesmo auxílios para as matrículas, podem ser obtidos por meio do Serviço de Orientação ao Usuário, o SOU UNIR. Para isso podem ser enviados e-mails para o endereço [email protected] ou mensagens por WhatsApp para o número (69) 2182-2016. Além disso, aqui é possível encontrar uma relação de contatos com cada uma das unidades da UNIR em que estão sendo oferecidas vagas no PS UNIR 2023.
As informações referentes ao PS UNIR 2023 e todos os documentos e etapas do processo seletivo podem ser acessados aqui, inclusive o cronograma com as datas das próximas estapas.
Desinteresse e defasagem das aprendizagens são os principais desafios na educação de Rondônia, segundo docentes
A pesquisa, fruto da parceria entre o Itaú Social, Todos Pela Educação, Instituto Península e Profissão Docente, ouviu mais de 6,7 mil professores de escolas públicas de todo o Brasil
Distrito de União Bandeirantes recebe projeto Rua de Lazer e Cidadania
Atividades aconteceram em parceria com o Projeto Tenda Família Cidadã
Produção agropecuária cresce em Porto Velho, sem descuidar do meio ambiente
Prefeitura trabalha no equilíbrio entre produção e desenvolvimento sustentável
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook