Puberdade: quando é precoce?
Neste vídeo, a endocrinologista pediátrica, Marianna Ferreira, fala sobre a puberdade precoce
A puberdade é a transição entre a infância e a vida adulta, caracterizada pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários, como a maturação dos ovários e testículos, além da aceleração do crescimento. É normal que isso ocorra nos meninos a partir dos 8 anos e nas meninas a partir dos 9 anos. A puberdade precoce é considerada quando esses caracteres ocorrem antes disso.
Quais os sinais de que a puberdade se iniciou?
Nas meninas aparecem o broto mamário, aumento do crescimento, surgimento dos pelo pubianos e nas axilas, espinhas e o odor axilar. Já nos meninos, é caracterizado pelo aumento testicular, pelos pubianos e axilares, odor nas axilas, espinhas e ejaculação espontânea. É importante ressaltar que não é necessário que esses fatores ocorram juntos para se dizer que a puberdade teve início.
Essas mudanças corporais são resultados de dois eventos fisiológicos e independentes: a maturação das gônadas (testículos e ovários) e a maturação adrenal.
A maturação das gônadas é o que leva ao broto mamário, ao aumento do útero e dos testículos, além da aceleração do crescimento. Já a maturação adrenal é o que faz surgir os pelos, acne e o odor das axilas, então podem ocorrer separadamente, mas para os dois eventos é utilizado o mesmo limite de idade, 8 anos para meninas e 9 anos para meninos.
Para que esse início de puberdade aconteça, todo um processo multifatorial precisa acontecer e nele estão envolvidos fatores hormonais, metabólicos, genéticos, nutricionais e ambientais. É considerado puberdade precoce toda vez que um desses fatores se inicia antes da idade normal.
Existem situações em que alguns podem ocorrer isoladamente e não representar uma ativação real dos hormônios ou que precise de intervenção. Nem sempre é fácil diferenciar situações que não precisam de intervenção, por isso, apenas o médico pode determinar se é caso de puberdade precoce após uma avaliação especializada. Um aspecto importante de se destacar, é que essa ativação está cada vez mais comum, principalmente em meninas.
Algumas causas que têm sido relacionadas com esse aumento, é a maior incidência de obesidade, exposição a agrotóxicos e produtos químicos que contém substâncias chamadas de desreguladores endócrinos, que são substâncias que vão interferir nos hormônios.
A puberdade precoce possui tratamentos seguros e bem estabelecidos, mas vai depender da causa e deve ser iniciado assim que o diagnóstico for feito. Mas algumas considerações devem ser feitas antes de procurar um médico, uma delas é o odor nas axilas:
- Odor axilar sozinho nem sempre é sinal de puberdade precoce. Ele pode ser resultado de uma contaminação nas roupas por bactérias, consumo excessivo de alimentos como o alho ou produção excessiva de suor. Mas se for persistente e acompanhado de outros sinais, como pelos e acnes, é necessário que seja avaliado pelo médico.
Existe alguma coisa que possa fazer para que meu filho não tenha puberdade precoce?
Não há nada que se possa fazer para evitar completamente, até porque existem causa genéticas e orgânicas, mas algo que pode diminuir o risco é evitar o consumo de alimentos e produtos com plásticos, alumínio, chumbo e agrotóxicos, hoje em dia os rótulos das embalagens costuma indicar se são livres dessas substâncias.
Caso seu filho apresente algum desses sinais de puberdade antes do tempo ou se você está em dúvida se essas mudanças já estão acontecendo, busque a ajuda de um médico para a avaliação adequada.
Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.
https://brasil61.com/n/puberdade-quando-e-precoce-blog230497
Brasil precisa reduzir carga tributária para diminuir o preço da gasolina, afirma especialista
A gasolina já alcançou valores mais altos que no exterior, segundo Abicom
Bolsa Família: pagamentos começam nesta quarta-feira (18)
Benefício é pago ao longo de dez dias úteis, de acordo com o final do número do NIS. Neste dia 18 de outubro é a vez dos beneficiários com NIS de final 1
Boi gordo registra queda no preço nesta quarta-feira (18)
O preço do quilo do frango congelado teve estabilidade e o produto é vendido a R$ 7,23
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook