Quais os cuidados na hora de comprar um apartamento em Florianópolis?

Planejando adquirir um imóvel novo? Saiba tudo que precisa para não se arrepender!

Tudorondonia
Publicada em 28 de agosto de 2019 às 11:36
Quais os cuidados na hora de comprar um apartamento em Florianópolis?

Créditos da imagem: pexels.com

Comprar imóvel em Florianópolis é o sonho de muitas pessoas, mas infelizmente isso pode se tornar uma frustração após o contrato fechado. Para que isso não ocorra e você tome todas as providências cabíveis, continue lendo o texto e tire todas as suas dúvidas no momento de comprar o novo apartamento.

Ao comprar um imóvel é preciso que você tenha muitos cuidados, tanto antes, durante,como depois da compra realizada.  Fazer um investimento no seu futuro vai muito além da questão financeira, pois a expectativa de ter o imóvel e o desenvolver do processo podem lhe gerar muita ansiedade, logo:

Tenha muita calma no processo

Antes de comprar o imóvel em Florianópolis é necessário que você tenha muita paciência, pesquise muito sobre preços, pergunte aos moradores do prédio como é viver no local, quais são os pontos positivos e negativos.

Atualmente a tecnologia oferece um mundo de possibilidades de pesquisa de imóveis, então quando escolher o imóvel desejado você precisa sentir uma conexão com o local. Ele é conforme você planejou? Tem o tamanho e o estilo que você sonhou? A paciência durante o processo é um dos fatores mais importantes.

Tenha controle sobre os gastos

Adquirir um imóvel em Florianópolis é algo que costuma pesar no bolso de muitas pessoas. É preciso aprender a controlar os gastos diariamente, pois com a dívida da compra do imóvel tudo ficará mais pesado em seu orçamento.

Logo, definir quanto você pretende gastar na aquisição do apartamento é o primeiro passo para o controle dos gastos.Lembre-se de não ultrapassar seus rendimentos mensais.

Reflita que essa dívida pode perdurar por anos, então se não tiver uma boa quantia guardada, pense bem antes de fechar o contrato do imóvel, pois ninguém deseja ficar endividado!

Defina qual tipo de apartamento deseja

É importante definir antes da compra e pesquisa, qual tipo de apartamento à venda em Florianópolis você quer: na planta, usado ou novo? Quantos quartos vocêdeseja, quantas garagens, qual a localização.Você está disposto e seguro para arcar com os valores do condomínio do prédio e outras taxas relacionadas?

É necessário pensar que você irá passar um bom tempo de sua vida nesse local. Então não feche contrato com qualquer pessoa ou imobiliária, tente pesquisar e fazer orçamento pelo menos no prazo de um mês para que tenha certeza de que o apartamento que está comprando supre suas expectativas.

Observe a região do imóvel

É importante que você tenha uma lista feita com bairros que possui interesse em morar e claro, é importante que você conheça bem a região, saiba se é segura, se possui mercados, bancos e escolas por perto. Para isso é necessário que visite os possíveis imóveis tanto de dia quanto a noite para conhecer a rotina do local.

Se você for comprar um apartamento usado em Florianópolis, é interessante que opte por conversar com o proprietário para saber os problemas e as qualidades que o local possui.

Caso você esteja pensando em comprar por intermédio de imobiliárias em Florianópolis, saiba que corretores de venda cobram comissão por venda de um imóvel.Por isso se já conhecer um corretor é importante entrar em contato para sanar as suas dúvidas.

Vistoria do imóvel

É preciso que antes de fechado o contrato decompra do novo imóvel, o comprador faça uma análise minuciosa do local que pode apresentar defeitos não mencionados pelo vendedor.

Por exemplo, de a descarga nos vasos sanitários, teste as torneiras para verificar se a tubulação é velha e precisa de modificação. Observe a pintura das paredes e tetos, pois sinais de pintura nova podem ocultar possíveis vazamentos, presença de fungos e bolores, e também infiltrações.

Também verifique a eletricidade do imóvel, teste todas as luzes, caso a intensidade diminua a rede elétrica pode necessitar de reparos. Lembre-se também, de verificar pisos e azulejos se apresentam marcas que atrapalhem o uso, ondulações e se haverá necessidade de troca.

Todos esses eventuais possíveis problemas podem acontecer e até mesmo serem abatidos no pagamento, tudo dependerá do seu acordo feito em contrato com a imobiliária e o proprietário do imóvel. Por isso não basta apenas uma visita rápida ao local, verifique as coisas detalhadamente.

Saiba com quem está negociando

Muitas imobiliárias em Florianópolis não cumprem o que prometem, então fique muito atento no processo. Caso esteja vendo imóveis em imobiliárias, pesquise e informe-se sobre o histórico e reputação da imobiliária com a qual está negociando a compra do apartamento, ou peça opinião de clientes. Antes de assinar qualquer contrato, também lembre-se de pedir uma cópia do registro da incorporação do corretor.

Lembre-se também de durante a compra do imóvel pedir a documentação completa do vendedor, você também deve observar se ele possui certidões negativas, conferir toda a documentação do imóvel, e se estiver comprando o apartamento na planta pesquise muito sobre a construtora/incorporadora para confirmar sua idoneidade.

Busque todas as referências possíveis, observe projetos em que ela está envolvida, a situação fiscal, se possui débito com o governo e também, muito importante: se outros empreendimentos foram entregues conforme o prazo previsto.

Cuidados depois da compra

Depois que já efetuou a compra do tão sonhado apartamento, ainda é necessário tomar certas precauções. Por exemplo, depois que o financiamento tiver sido liberado, e você já tiver com as chaves na mão, é preciso pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) a prefeitura de sua necessidade e todas as taxas no registro de cartório.

Essas taxas podem variar conforme o município, mas em média correspondem a 4% do valor da compra do imóvel.

Por isso fique atento, pois no momento da compra do imóvel é necessário programar-se e fazer uma reserva financeira para arcar com as burocracias. Além disso, não esqueça de registrar a escritura do imóvel, mesmo que tenha comprado em financiamento, e leia com atenção todas as garantias e prazos legais em relação aoimóvel.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam ler!

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook