Quais os melhores tecidos para roupas fitness?

Poliamida, Dry-Fit, Emana e poliéster são algumas opções disponíveis no mercado. Entenda as características de cada tecido e veja quando eles são mais apropriados

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 28 de julho de 2021 às 10:10
Quais os melhores tecidos para roupas fitness?

Foi-se o tempo em que roupas antigas eram usadas para malhar. Nos últimos anos, a indústria fitness apresentou um crescimento expressivo tanto em relação ao número de vendas quanto à quantidade de produtos ofertados aos consumidores.

Roupas de compressão, tecido antiodor, alta respirabilidade e proteção contra raios ultravioletas são alguns diferenciais encontrados nas roupas fitness modernas e tecnológicas.

Entretanto, além de analisar essas características, é importante estar atento ao tecido das peças. Essa é uma das melhores maneiras de escolher roupas que sejam adequadas à sua prática esportiva. Confira abaixo os principais tecidos do mercado.

Poliamida

A poliamida é considerada um dos melhores tecidos pelos esportistas. Ela oferece uma excelente troca térmica, regulando a transferência de calor e evitando aquela sensação abafada durante o treino.

A poliamida é um material de alta qualidade: leve, flexível e fresco. Além disso, a fibra apresenta toque super macio. Por isso, muitos profissionais optam por usar camisetas de poliamida em treinos de alta intensidade. É possível encontrar opções com proteção UV e com estilos diferenciados.

Poliéster

O poliéster é um tecido sintético derivado do petróleo. O preço baixo é um dos seus principais atrativos, mas ele também é conhecido por ser um material versátil e prático — visto que não amassa. 

Camisetas de poliéster não são a melhor escolha para quem pratica esportes: elas retêm o calor e apresentam baixo nível de respirabilidade. Shorts, calças e casacos produzidos com esse tecido são escolhas mais assertivas porque oferecem boa resistência. Além disso, saiba que o poliéster é a melhor opção para roupas térmicas e atividades praticadas em baixas temperaturas.

Dry-Fit

A tecnologia Dry-Fit conquistou os esportistas rapidamente. Esse tecido é feito de poliéster, mas é uma versão diferente do poliéster tradicional citado no tópico anterior, porque possui uma tecnologia avançada.

O Dry-Fit capta o suor e o espalha pela superfície da roupa, acelerando o processo de evaporação e maximizando o resfriamento do corpo. Não à toa, muitas camisetas de futebol são feitas com esse tecido.

Emana

O Emana é composto de poliamida e minerais bioativos que melhoram a circulação sanguínea e a oxigenação. Por isso, ele é considerado um fio inteligente. O objetivo desse tecido é proporcionar um rendimento melhor durante a atividade física, já que ele contribui para uma distribuição mais homogênea do calor.

Muitas pessoas buscam peças que ofereçam equilíbrio térmico. Afinal, sentir calor durante a atividade física interfere no desempenho. O Emana oferece um excelente resultado apenas ao estar em contato com a pele e seu uso prolongado pode trazer benefícios como firmeza e elasticidade da pele por causa da ação dos raios infravermelhos.

Malha fria

Outra opção disponível no mercado é a malha fria, também conhecida como poliviscose. O tecido é composto de poliéster e viscose. A combinação dessas fibras permite que roupas feitas de malha fria sejam leves e muito confortáveis.

O tecido costuma ser utilizado na fabricação de camisetas e o material apresenta boa resistência e durabilidade. Em geral, peças de malha fria são utilizadas em exercícios mais leves, como caminhada e pilates. Modalidades de alto rendimento requerem outras tecnologias.

Tecnologia anti suor e antibacteriana

A tecnologia anti suor já está presente nas roupas fitness. Ela consiste em absorver e evaporar o suor rapidamente, evitando manchas de transpiração e odores desagradáveis. É importante saber que essa tecnologia pode ser encontrada em peças de diferentes tecidos como poliamida e modal.

Outra característica fundamental é a ação antibacteriana. O suor, por si só, não tem odor. No entanto, algumas bactérias presentes na pele podem causar mau cheiro. Por isso, vale investir em roupas fitness que evitam a proliferação de bactérias e previnem o mau odor durante os treinos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook