Qual a Temperatura Ideal Para Cervejeira?

A seguir veremos qual a temperatura ideal para cada tipo de cerveja, tipos de cervejeiras e potência.

Tudorondonia
Publicada em 13 de janeiro de 2023 às 08:44
Qual a Temperatura Ideal Para Cervejeira?

A cervejeira é um eletrodoméstico que tem como objetivo armazenar cervejas e manter a temperatura delas. A partir disso, você sabe exatamente qual a temperatura ideal para uma cervejeira? Pois é, é o que veremos nesse artigo.

Então, esse artigo é perfeito para quem ama tomar aquela cervejinha gelada e na temperatura ideal. Além disso, uma cerveja na temperatura correta tem o seu valor. Então, fique ligado que a partir de agora vamos adentrar nesse universo das cervejeiras e saber qual a temperatura ideal para uma cervejeira. Não dá para perder, né!?

Afinal, qual a temperatura ideal para cervejeira?

Geralmente, os brasileiros possuem um hábito bastante específico quando se fala sobre temperatura de cerveja. Isso porque o Brasil é um país tropical e quente. Então, os brasileiros costumam beber cerveja “estupidamente gelada”. Mas vale ressaltar que uma cerveja extremamente gelada dá, sim, uma sensação de refrescância. 

Mas, ao mesmo tempo, perde as qualidades e sabores que a cerveja tem. Então, a cerveja deve, sim, ser ingerida gelada mas não exageradamente gelada. Além disso, a temperatura da cerveja varia de acordo com a cervejeira.

Por isso, a temperatura ideal da cerveja é aquela que você consegue sentir o aroma, os sabores e que faça bem. Dessa forma, a seguir veremos qual a temperatura ideal para cada tipo de cerveja, tipos de cervejeiras e potência.

Qual a temperatura ideal para cada tipo de cerveja?

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas mundialmente, principalmente, no Brasil. A partir disso, é de extrema importância que a cerveja seja conservada na temperatura correta e ideal.

Nesse sentido, o site Cozinha Profissional levantou que a saber a temperatura ideal dos diferentes tipos de cervejas é um dos principais fatores que ajudam na escolha da cervejeira ideal para o seu uso.

Pois com isso, ela consegue conservar as propriedades, como o aroma e sabor. Assim, há diversos fatores que influenciam na temperatura ideal de uma cerveja, como por exemplo:

notas de sabor (se é amarga, frutada ou então doce);

teor alcoólico;

texturas e ingredientes

e entre outros.

A partir disso, muitas pessoas têm o costume de pensar que todas as cervejas devem ser conservadas na mesma temperatura. Entretanto, não é correto pensar dessa forma, isso porque para cada tipo de cerveja há uma temperatura ideal. A partir disso, veremos um pouco mais sobre isso a seguir.

Tipos de cervejeiras

Então, como visto para cada tipo de cerveja há uma temperatura ideal que deve ser conservada. Então, veja a seguir:

Pilsen: a Pilsen é uma cerveja que é bastante consumida no Brasil. Assim, ela é encontrada em bares e botecos. Além disso, ela possui características como: leveza, pouco amargor e não é muito encorpada. Dessa forma, a temperatura ideal da Pilsen é de 0ºC a 4ºC.

Indian Pale Ale - IPA: a cerveja IPA possui características bastante específicas, assim ela possui alto amargor, além do sabor cítrico e bastante espuma. Com isso, a temperatura ideal da IPA é de 7ºC a 12ºC.

Lager: a cerveja lager é uma cerveja que possui pouca fermentação, mas um sabor marcante de lúpulo e também de malte. A partir disso, a temperatura ideal desse tipo de cerveja é de 0ºC a 4ºC. Além disso, essa temperatura deixa a cerveja bastante gelada.

Weiss Bier: a cerveja do tipo Weiss é uma cerveja que deve ser consumida em temperatura de 4ºC a 6ºC. Isso porque ela possui algumas especificidades como: cor dourada, alta acidez com notas de cravo e banana. Além disso, o teor alcoólico desse tipo de cerveja é baixo.

Ale: a cerveja Ale geralmente é uma cerveja do tipo frutada. Além disso, o processo de fermentação delas é alto, então ela possui alta fermentação. Com isso, ela pode ser consumida mais quente do que os outros tipos de cerveja. Assim, a sua temperatura ideal é de 8ºC a 15ºC.

Bock: a cerveja Bock é um tipo de cerveja que possui características como: teor alcoólico alto, cor avermelhada, corpo denso e a sua temperatura ideal para ser consumida é de 10ºC a 13ºC.

A partir disso, esses são alguns tipos de cervejas, então para cada tipo há uma temperatura ideal e deixar a cerveja na temperatura ideal realmente faz muita diferença porque conserva as propriedades dela. Assim, é possível sentir o aroma e sabor de forma mais marcante.

Potência

A potência das cervejeiras é um ponto importante a ser analisado antes de adquirir uma boa cervejeira porque para gelar de forma uniforme e adequada cada tipo de cerveja se torna relevante se atentar a potência da cervejeira. A partir disso, é possível encontrar cervejeiras em diferentes potências como:

378 W

91 W

110 W

entre outras.

A partir disso, esses são apenas alguns exemplos de potência que podem ser encontradas nas cervejeiras.

Conclusão

As cervejeiras são bastante utilizadas para armazenar e manter a temperatura das cervejas ideais. Mas vale ressaltar que para cada tipo de cerveja há uma temperatura ideal específica, como visto neste artigo.

A partir disso, é de extrema importância que cada tipo de cerveja seja gelada corretamente e na temperatura ideal, isso porque assim a cerveja consegue manter as suas propriedades como aromas e sabores.

Por fim, se você leu esse artigo e gostou, mas ainda tem alguma dúvida sobre o assunto e sobre a temperatura ideal para cervejeira deixe nos comentários.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook