QUANDO TU VIRES A TOURINHO, JAMAIS PERGUNTE PELO CONFÚCIO
A ex-juíza é do tipo que vai persistir até o final, e vencer a pecha de esquerdista que acabou sendo-lhe rotulada pelo cacique do seu partido? A batalha da Tourinho, construída pela rejeição do Confúcio
Era um sábado, por volta das 20h, horário em que os grupos de whatsapp estão pegando fogo, um colega desses de implicâncias me perguntou: De onde vem a rejeição da Tourinho, juíza que se aposentou e quer ser prefeita de Porto Velho? Foi um questionamento legal, mas eu reformulei a questão: Como está sendo construída essa rejeição? No início da corrida eleitoral, em julho, o nome da juíza Euma Tourinho passava despercebido, e o duelo eleitoral se polarizava, novamente na figura do Léo, que após 8 anos decidiu tentar ser prefeito de PVH (de novo).
Quando a juíza, melhor dizendo a “ex , resolveu dar uma de Pablo Marçal, no estilo feminino, discreto e leve, nas terras de Rondônia, a Tourinho começa a ganhar evidências e aparecer nas rodas de conversas do eleitor. Com uma performance diferenciada, a ex-juíza escolheu um estilo metralhadora e decidiu atingir o alvo, ou seja, Mariana Carvalho, a líder nas pesquisas. Nos bastidores, a coordenação da campanha da Tourinho acredita que para ela chegar ao segundo turno, precisa atingir a primeira colocada nas pesquisas, diferente de outras capitais como São Paulo e Curitiba que tem três candidatos empatados. Não deixar Mariana vencer no primeiro round é o mote da equipe da ex-juíza. Voltando ao meu amigo Antônio do grupo de whatsapp e seu questionamento... .
A rejeição da candidata do grupo do Confúcio, Pimentel da Saúde, enfim, desse povo do MDB de Rondônia também começou a crescer na mesma proporção que sobe. Como nada se apaga em redes sociais, o povo do lado mais para direita (Mariana Carvalho) e seus satélites, resolveram ressuscitar imagens e vídeos da Tourinho com o próprio Confúcio Moura, atualmente a figura política mais odiada de Rondônia e depois com Alexandre de Moraes, o algoz da direita, justamente em Rondônia, que tem a segunda maior concentração eleitoral ideologicamente para a direita e principalmente os conservadores. A construção da rejeição da Tourinho vem da direita e se baseia em dois aspectos igualmente sustentáveis: O MDB, em Rondônia, acabou por caminhar com Lula, inclusive a figura mais importante do partido, o senador Confúcio foi premiado com cargos no governo federal, distribuídos para os seus generais quando foi governador de Rondônia entre 2011 e 2018. Já o preço a ser pago por Confúcio; obedecer a todos os comandos de Lula nas votações e polêmicas no Senado da República, como a mais recente, o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
A outra rejeição vem do aspecto construído pela esquerda, dita humanizada, que é a ressurreição de temas polêmicos como a demarcação de terras indígenas, a descriminalização do posse de drogas, saidinha de presos, o retorno do DPVAT; enfim temas polêmicos que o senador Confúcio Moura votou favoravelmente para o Governo Lula e para os partidos de centro-esquerda, esquerda extrema-esquerda.
A vida politicamente pensando é complexa. A rejeição de Tourinho não vem dos seus acertos com a estratégia de metralhadora de Mariana, mas dos erros da figura mais imponente do MDB, o próprio Confúcio. A ex-juíza, talvez, seja mais para a direita que a própria Mariana, porém a líder nas pesquisas andará de mãos dadas com Bolsonaro a 10 dias da eleição pelas ruas de Porto Velho, e Tourinho precisará vencer o mote que está sendo carimbado nela: A candidata do velho e cansado MDB, do senador Confúcio, de Alexandre de Moraes, de Simone Tebet, enfim todos literalmente fadados como esquerdistas e comunistas por Nikolas, Malafaia e Bolsonaros da vida; ou seja, os bolsonaristas.
A ex-juíza é do tipo que vai persistir até o final, e vencer a pecha de esquerdista que acabou sendo-lhe rotulada pelo cacique do seu partido? A batalha da Tourinho, construída pela rejeição do Confúcio, é tão mais difícil que se apresentar como a candidata capaz de vencer Mariana.
Enfim, na sua força, reside o ponto fraco explorado por seus detratores.
Victoria Bacon é Jornalista e Professora e reside em Rondônia desde 2004. Atuou como Colunista, Redatora e Apresentadora nos mais conceituados e renomados sites e jornais eletrônicos de Porto Velho.
Juíza Euma Tourinho é condenada por criar fake news contra Mariana Carvalho
Segundo a decisão, as publicações continham acusações sem fundamento, com o objetivo de manchar a imagem de Mariana Carvalho às vésperas da eleição
Ricardo Frota é o terceiro entrevistado da semana pelo Cremero e Rádio Rondônia FM 93,3
O 1º debate com os candidatos à prefeitura de Porto Velho, promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) e Rádio Rondônia FM 93,3, foi Ricardo Costa, do partido Novo
Mariana Carvalho anuncia compromisso de interligar as Estradas do Belmont e da Penal, para desafogar o tráfego
Novo sistema vai ajudar na mobilidade urbana de Porto Velho, avalia a futura prefeita
Comentários
Essa mulher e prepotente,arrogante é soberba. Que deus nos livre dela na prefeitura de porto velho.
Eu, idem, Moacir
Nunca li tanta baboseira!!! KKKKKKKKKKKK.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook