Quem é Gianluigi Donnarumma, escolhido melhor jogador da Euro 2021

Goleiro da Itália é um dos atletas mais valorizados do mundo e foi decisivo na final diante da Inglaterra

Tudorondonia/LinksNaut/Foto: Reprodução TV
Publicada em 19 de julho de 2021 às 10:09
Quem é Gianluigi Donnarumma, escolhido melhor jogador da Euro 2021

Disputas de pênaltis são sempre a melhor maneira para consagrar um grande goleiro. Na final da Eurocopa de 2021 não foi diferente. Após empate por 1 a 1 no tempo normal e também na prorrogação, a final da competição, disputada no estádio de Wembley, em Londres, entre Itália e Inglaterra, foi decidida nas penalidades máximas.

Sorte da Itália, que tem Gianluigi Donnarumma, um dos melhores goleiros do mundo. O jogador defendeu duas cobranças (de Sancho e Saka) e viu Rashford acertar a trave. Para quem apostou na seleção nerazzurri, o resultado foi espetacular. Aliás, se quiser saber mais sobre apostas, Receba seu código promocional KTO e comece agora mesmo.

O arqueiro, aliás, foi escolhido pelos organizadores da competição como o melhor jogador do torneio, desbancando nomes como Cristiano Ronaldo, Mbappe, Harry Kane, Kevin De Bruyne, Lukaku, entre outras estrelas do futebol mundial. Apesar de não ser tão conhecido mundialmente, Donnarumma é um dos atletas mais valorizados do planeta. 

Gianluigi Donnarumma tem apenas 22 anos e já faz parte da história do futebol italiano e europeu. Ele nasceu em Castellammare di Stabia, município próximo a Nápoles, em fevereiro de 1999. Ele mede 1,96 e pesa 90 quilos. Apesar da altura, o goleiro é diferenciado, porque consegue se mover rapidamente. Além disso, seu corpanzil consegue fechar o ângulo de atacantes no um contra um.

Donnarumma foi formado nas categorias de base do Milan e sempre chamou atenção por seus atributos debaixo das traves. Apesar da pouca idade, aos 15 anos já ameaçava a titularidade de atletas consagrados, como o espanhol Diego López e o também italiano Christian Abbiati. Aos 16 anos ele se tornou titular do Milan, posto que ocupou até a última temporada, somando 251 jogos como profissional.

Durante o torneio, contando o gol de Shaw na decisão, Donnarumma sofreu somente quatro gols (contra Áustria, Bélgica e Espanha), além de ter quebrado o recorde de Dino Zoff, também italiano, como o arqueiro com mais tempo sem ser vazado com a seleção.

Após anos com o Milan e também de ter se tornado um dos principais ídolos da equipe, o goleiro decidiu deixar a equipe italiana para assinar com o Paris Saint Germain. O arqueiro esperou o final do seu contrato e não renovou com o time que o formou como atleta profissional. Por essa atitude, ele foi duramente criticado pela imprensa italiana.

Veículos com L'Equipe e Le Parisien afirmam que Donnarumma deve assinar um contrato com o PSG válido até 2026, com salário anual acima de 10 milhões de euros. Há a expectativa de que ele seja anunciado como novo reforço do clube ainda nesta semana, após o fim da Eurocopa.

A situação gerou desconforto no grupo da equipe francesa. O goleiro titular, o costarriquenho Keylor Navas, se manifestou nas redes sociais com algum descontentamento sobre a chegada do atleta e pode deixar o clube até o fim da janela de transferências.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook