INTOLERÂNCIA RELIGIOSA - Carta aberta a secretaria de estado da segurança, defesa e cidadania - Sesdec e policia militar de Rondônia - PM/RO

Não há ambiente democrático onde caiba tanto descaso com as vidas e em que, todos os dias, os adeptos dos cultos de afro religiosos sejam exterminados(as)sem que oPoder Público e por uma Política de Segurança Pública que deveriam lhes garantir o direito à vida, se omitem de salva-la de forma criminosa

Luciana Oliveira
Publicada em 16 de agosto de 2021 às 08:31
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA - Carta aberta a secretaria de estado da segurança, defesa e cidadania - Sesdec e policia militar de Rondônia - PM/RO

Federação dos Cultos Afros Religiosos, Umbanda e Ameríndios do Estado de Rondônia –FECAUBER vem a público manifestar repúdio aos atos contínuos de ódio religioso ao ILE ASÉ ORUM JODEWA praticados pelo vizinho do templo religioso e sem nenhuma ação efetiva da Polícia Militar do Estado de Rondônia. 

A naturalização dos atos praticados pelo vizinho da vítima Sra. Tawanna Vale Lopes Silva e aos membros de sua casa de santo ocorrem há mais de 2 anos, sendo registrados diversos boletins de ocorrências e a PM/RO, quando vai informa que nada pode fazer contra os atos de Intolerâncias e ódio Religioso contra o ILE ASÉ ORUM JODEWA,por razões de legalidade e de justiça, não pode ser uma opção para a política de segurança pública. O silêncio e a omissão da PM/RO frente a esses atos violentos demonstram que essa corporaçãoaquiesce com as ações violentas dessas pessoas intolerantes e apontam que o racismo religioso que estrutura o Estado Brasileiro é, à margem de qualquer dúvida, estruturador dos pensamentos e ações políticas desse órgão.

No último sábado, 14/08, o vizinho entrou no Terreiro da vítima e realizou mais um ato de vandalismo, quebrando os objetos sagrados e roubando as bebidas e comidas da casa, não satisfeito ele ainda bateu e arranhou o carro de uma das filhas da vítima.

A vítima ligou para a Policia Militar e eles alegando não conseguir encontrar a casa encerraram a ocorrência. A presidente da Federação Senhora Ana Carla Pereira da Costa ligou novamente para o 198 e solicitou que eles retornassem porque a vítima se encontrava em estado de fragilidade emocional e eles prometeram voltar. Não voltaram. A determinação da PM/RO em não cuidar das vidas dos moradores em bairros periféricos não se reproduz quando esta mesma corporação se faz presente em bairros habitados pela classe média alta, com população esmagadoramente branca. As ações violentas e letais da PM/RO têm destinatários certos: pobres das periferias.

Não há espaço para discursos contraditórios que pregam salvar vidas por meio da oferta de vacinas contra a COVID-19, o que é entendido como ação fundamental no contexto de pandemia, mas que não medem esforços para exterminá-las por meio da violência letal da PM/RO. Não há ambiente democrático onde caiba tanto descaso com as vidas e em que, todos os dias, os adeptos dos cultos de afro religiosos sejam exterminados(as)sem que oPoder Público e por uma Política de Segurança Pública que deveriam lhes garantir o direito à vida, se omitem de salva-la de forma criminosa.

Com estas razões, a Federação dos Cultos Afros Religiosos, Umbanda e Ameríndios do Estado de Rondônia – FECAUBER repudia as ações de omissão de socorro da população afro religiosapraticadas pela PM/RO, bem como o silêncio e o descaso dos poderes públicos com aqueles e aquelas que fazem parte da população rondoniense– o povo afro religioso deste estado – e exige que a sociedade civil e as famílias das vítimas sejam ouvidas, assim como, os responsáveis punidos.

Porto Velho, 15 de agosto de 2021.

ANA CARLA PEREIRA DA COSTA

Presidente da FECAUBER

MARCONI MORAES DE VASCONCELOS

Vice Presidente da FECAUBER

SILVESTRE ANTONIO GOMES SANTOS

Coordenador Regional da RENAFRO

Fotos dos últimos ataques:

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook