Quem vai para o segundo turno contra Bolsonaro, o encantador de multidões?

Jair Bolsonaro esteve em Porto Velho, na sexta,  e em Rio Branco,no sábado. Por aqui, foi tratado como celebridade. Nunca, em toda a sua história, o aeroporto da Capital teve um público sequer parecido com o que gritava o nome do presidenciável e o chamava de Mito.

Sérgio Pires
Publicada em 01 de setembro de 2018 às 19:17
Quem vai para o segundo turno contra Bolsonaro, o encantador de multidões?

BLOG: https://www.facebook.com/opiniaodeprimeira?fref=ts

A pergunta óbvia agora é: quem vai para o segundo turno contra Jair Bolsonaro? Porque com Lula fora do páreo, depois de ficar fazendo de conta que poderia disputar a Presidência, mesmo condenado em segunda instância e mesmo na cadeia, há uma certeza em relação à disputa nacional: o representante da direita estará sim, na reta final da corrida ao Planalto. A única surpresa da decisão dos ministros do TSE em defenestrar Lula do processo eleitoral, foi o voto lastimável do ministro Edson Fachin, que fez um longo e tenebroso discurso, recheado de um esforço inominável para jogar sua biografia como jurista no lixo da História. A ideologia se sobrepujou a tudo o que ele tem feito de positivo, por exemplo, na Lava Jato. Egocêntrico e querendo se postar como o mais digno dos juristas, falou tanta bobagem, evocou tantas excrescências, que, no final, se equiparou aos piores momentos do Supremo. Fachin se expôs em rede nacional, defendendo o indefensável, deixando todos de queixo caído. Terá o julgamento da História, sem dúvida. Provavelmente ainda se arrependerá muito ao tentar salvar a candidatura inviável do “cumpanheiro”! No mais, o TSE agiu como deveria agir. Tirou da disputa o grande responsável pelo caos em que se meteu nosso país. Aquele que, com sua demagogia, com seu autoendeusamento, formou uma quadrilha para assaltar os cofres públicos, escudando-se atrás de uma ideologia de esquerda que, ela sim, mas apenas ela, por si só, merece respeito. Lula, o pai dos pobres, transformou-se também no pais dos ladrões, que assacaram contra a Pátria e quase a destruíram. É dele também e da sua turma, a culpa pelo surgimento de Bolsonaro, que tem chances reais de ganhar a eleição, mesmo com todo o seu discurso que beira à virulência e a antidemocracia.

Jair Bolsonaro esteve em Porto Velho, na sexta,  e em Rio Branco no sábado. Por aqui, foi tratado como celebridade. Nunca, em toda a sua história, o aeroporto da Capital teve um público sequer parecido com o que gritava o nome do presidenciável e o chamava de Mito. Famílias inteiras berravam por Bolsonaro, imaginando nele a única solução para um país em que o PT e seus aliados destruíram e que os demais presidenciáveis não têm coragem para dizer, com todas as letras. Bolsonaro tem. Quem, entre seus adversários, poderá mobilizar multidões em aeroportos? Lula fez nascer Bolsonaro. O Brasil está agora nessa encruzilhada. Seu futuro vai depender, ao que tudo indica, de um homem duro, sem cultura, mas tão esperto quanto seu arquiadversário. Bolsonaro sabe falar também a linguagem do povão, que está enojado com a esquerda, com suas palavras de ordem, com seu politicamente correto e com suas falácias. No final das contas, ao que tudo indica, não importa quem ganhe, seja quem for que ocupe a Presidência, corremos o risco de sermos todos perdedores. Lamentável!

SEMELHANÇA COM JÂNIO QUADROS

Jornalistas, mesmo os mais experientes, jamais viram cenas como as que se registraram no aeroporto Jorge Teixeira. Pessoas prensadas contra as paredes; mulheres passando mal, criança chorando, gritaria geral perto do histerismo. Jair Bolsonaro é um fenômeno, que não se duvide! Muito mais do que o foi Fernando Collor de Mello, nos anos 90, porque ele jamais mobilizou tanta gente. Algo semelhante na História do Brasil só no início dos anos 60, quando o mato-grossense Jânio Quadros, que fez sua carreira política em São Paulo, ganhou a eleição presidencial, usando uma vassourinha como símbolo. Ele avisava que ia “varrer a sujeira” do Brasil e caiu nas graças da grande maioria da população, que o recebia como ídolo. A História lembra que Jânio ficou apenas alguns meses no poder, depois de criar leis através de bilhetinhos; proibir o uso de biquíni e a brigas de galo, entre seus famosos feitos. Renunciou em 25 de agosto de 61, oito meses após assumir o governo. Começou então a crise que culminou com o golpe militar de 64. O resto, a gente sabe.

IBOPE E BIG DATA: O QUE DIRÃO AS PESQUISAS?

A semana começa com a perspectiva de duas novas  pesquisas, que estão sendo realizadas em Rondônia e cujos resultados serão anunciados entre a segunda e a terça-feira. Um deles é o Ibope, que deve anunciar números da sua segunda avaliação, desde que as candidaturas ao Governo e ao Senado foram postas. A outra é do Instituto Big Data, contratado pela Rede Record, que anunciará pela primeira vez uma pesquisa de opinião pública realizada no Estado. O que elas dirão? Virão com números semelhantes ou trarão diferenças acentuadas? No primeiro levantamento, do Ibope, Expedito Júnior saiu na frente dos seus concorrentes, o que, no geral, não foi contestado. O que foi considerado surpreendente, foi a segunda posição ao Senado da petista Fátima Cleide, atrás apenas de Confúcio Moura e à frente de Valdir Raupp, Carlos Magno, Jesualdo Pires, Marcos Rogério, Aluízio Vidal e   o vereador e pastor Edésio Fernandes. Nas resultados das duas pesquisas que serão anunciadas nesta semana, Fátima confirmará essa performance? Expedito aparecerá novamente à frente ou poderá surgir alguma reação de Acir Gurgacz e Maurão de Carvalho? Expectativa é geral, tanto pelo Ibope quanto pelo novo instituto Big Data, contratado da respeitada Rede Record de Televisão.

ACIR CONTINUA CANDIDATÍSSIMO!

Acir Gurgacz reuniu a imprensa, na sexta, para reafirmar que é candidato ao Governo, mesmo depois que a Procuradoria Geral da República pediu ao STF que ele começasse a cumprir pena a que foi condenado, em ação que nada tem a ver com questões políticas. Gurgacz mantém sua certeza de que a Justiça Eleitoral concederá a ele o direito de concorrer. Ele irá até o fim, acabando com uma boataria dos últimos dias, de que o governador Daniel Pereira estaria conspirando para substituí-lo. Só conversa, sem qualquer indício concreto. Que Daniel gostaria de ser candidato, não há dúvida disso, até porque pesquisas feitas por institutos sérios e registradas na Justiça Eleitoral, dão a ele números muito positivos, numa eventual participação na corrida pelo Palácio Rio Madeira/CPA. Acir, contudo, acabou com o assunto. Na coletiva aos jornalistas, garantiu que está na briga e entrou nela para ganhar. Não há, ao menos até que surja alguma decisão definitiva, qualquer possibilidade de que o senador decida abrir mão da sua candidatura. E ele continua sim com o apoio de Daniel Pereira. Claro que o quadro pode mudar. Mas até esse domingo, ele era esse. O resto é conversa, sem base na realidade.

CANDIDATO AO GOVERNO EM 22

O próprio Governador desmentiu qualquer movimento para se tornar candidato este ano, durante sua participação no programa Papo de Redação, com os Dinossauros do Rádio, na Parecis FM, na sexta. Explicou que sua decisão, anunciada há bastante tempo, continua a mesma: ele apoia Acir Gurgacz e os candidatos da coligação que o senador lidera. Ponto final. Questionado se está mesmo fora do processo, Daniel Pereira brincou: “sou candidato, mas só em 2022”. O que ele não disse, é que muitos dos comentários de que  Acir sairia do páreo e quem entraria seria o próprio Daniel, saem de dentro do próprio Palácio Rio Madeira/CPA, sem a autorização do chefe, é claro. Muitos assessores não engolem a ideia de que o atual Governador abra mão de uma disputa eleitoral em que ele teria chances reais. É gente que certamente tem ligação mais política do que pessoal com o próprio chefe. Se o conhecessem, saberiam que não há argumento que o faça trair um acordo ou um parceiro. Enfim, faltando apenas um pouco mais de um mês para a eleição, o governador rondoniense só participará da disputa como membro do PSB e como eleitor. Urnas mesmo, para ele, só em 2022. Será mesmo?

NÃO SERÁ SÓ OBA OBA!

Cenas bonitas, discursos vigorosos, pra cima, muitos sorrisos, otimismo ululante! Assim se poderia resumir os primeiros programas eleitorais dos principais nomes na disputa pelo Governo do Estado e pelo Senado. Acir Gurgacz convidou a população para uma grande caminhada; Maurão de Carvalho homenageou várias cidades do Estado, que o apoiam; Expedito falou em transformar o Estado, ouvindo a população e Pimenta de Rondônia falou em projetos sociais para melhorar a vida das pessoas. Como pano de fundo, músicas, jingles, cenas dos candidatos no meio do povo. Nos próximos dias, os candidatos vão começar a falar mais claramente das suas propostas, para alguns dos setores mais importantes. Ah! Antes que a gente esqueça: na campanha ao governo, vai ter pauleira também. Assuntos como precatórios, obras públicas não finalizadas, dívidas de campanha, inelegibilidade, impugnações e outros mais pesados, daí para cima, começarão a esquentar a disputa, mais à frente. Só não haverá um confronto mais duro, caso fique claro que a tática que está sendo planejada, não mudará o rumo do voto.

UMA LUZ NA HISTÓRIA DA CERON

O leilão das estatais de energia ocorreu na semana passada, mesmo com toda a pressão dos servidores da Eletrobras e de setores aparelhados pela esquerda, que defendem um funcionalismo como dono do país, desde que “nosotros”, que não somos servidores, paguemos a conta. A Ceron foi também privatizada, felizmente. Uma estatal com obesidade mórbida, inoperante, prestadora de serviços ruins, cobrando uma energia das mais caras do Brasil, agora tem pelo menos uma chance de ir em frente e atender as reais necessidades de Rondônia e não apenas de um grupo que a domina há décadas. Claro que haverá prejuízos aos funcionários, que têm todo o direito de reivindicar e protestar. Mas, de outro lado, o consumidor tem também o direito de comemorar uma estatal a menos, que vive no prejuízo (a Ceron teve mais de 1 bilhão e 600 milhões de reais negativos, só como exemplo) e para a qual ele não mais terá que desembolsar seu rico dinheirinho, ganho com tanto suor, para cobrir buracos de empresas ineficientes dos governos. Quanto menos a presença do Estado, mais chance das coisas darem certo e o país voltar a crescer. 

ACIDENTE FERE TIZIU E MAIS TRÊS

O ex -deputado estadual e  candidato à Câmara FederaL, Tiziu Jidalias, junto com outras três pessoas que o acompanhavam na campanha, sofreu um grave acidente de trânsito, nesse sábado. Ele estava indo para Alto Paraíso, para encontro com eleitores, quando sua camioneta perdeu o controle numa curva e caiu numa ribanceira. Um dos membros do grupo, o fotógrafo Cláudio Santos, teria tido ferimentos mais sérios. Tiziu e as outras duas pessoas – sua esposa, dona Teresa e  o assessor  Ezequias Miranda - também ficaram feridos. No final da tarde deste sábado, segundo informações vindas de pessoas que integram o grupo político de Tiziu, ele estava internado na UTI em um Hospital de Ariquemes, muito mais por prevenção do que por riscos maiores. Havia otimismo entre todos os familiares, amigos e correligionários de Tiziu Jidalias de que ele sairá do episódio sem sequelas e bem de saúde. Nas próximas 48 horas é que se saberá, com mais exatidão, se houve algum dano mais preocupante. Centenas de candidatos nessa eleição percorrem cada recanto do Estado, enfrentando todos os tipos de estradas e rodovias. Há que se redobrar os cuidados, por tudo o que o perigoso trânsito rondoniense tem causado de perdas e danos a tantas vidas, nos últimos tempos.

PERGUNTINHA

Você concorda com a decisão do TSE que impugnou a candidatura do ex Presidente Lula ou apoia o voto isolado do ministro Edson Fachin, que queria vê-lo participando da campanha?

Comentários

  • 1
    image
    Agustinho Guerreiro 03/09/2018

    SÓ XISTE UM REMEDIO PARA CURAR A PESTE QUE ESSA TURMA DA ESQUERDA DIZIMOU O BRASIL, A EXEMPLO DE PORTO VELHO QUE FOI EMPESTEADO COM A ADMINISTRAÇÃO ROBERTO SOBRINHO , QUE O PT NACIONAL APOIOU E A PTZADA ELEITA PARA O CONGRESSO NACIONAL,SÓ FIZERAM TITICA E CORRUPÇÃO,PARA REMEDIAR E CURAR ESSA DOENÇA SÓ BOLSONARO PARA CURAR ESSA PRAGA DEIXADA PELOS SARNEIS,RAUPPS,JUCÁS ,JADER"s,CONFUCIO E TODA GANG DO PT,PMDB,PSDB,PP,PR,PSOL,PCdoB e OS SINDICATOS LIGADOS AS GANGs. B O L S O N A R O N E L E S !!!!!!

  • 2
    image
    Ronilda Pereira do Nascimento 03/09/2018

    Já ia esquecendo, por que será que a ONU não vai dar pitacada na Venezuela par resolver o problema daquele país, por que será ?

  • 3
    image
    Ronilda Pereira do Nascimento 03/09/2018

    Amei o comentário do Observador, e digo só mais um pouquinho a ONU não poder para interferir na Justiça de uma nação, para isto existe o Judiciário; já pensou um bando de comunistas que se intitula ONU começar a dar pitacada nas ações da Justiça de uma nação?Só mesmo quem não entende nada das Leis ficar achando que o colegiado de comunistas querer libertar o preso julgado, condenado e ainda tem mais crimes para ser julgados vir dar pitacada aqui, e pior que tudo isto tem um monte de pessoas que se diz formados e ainda por cima sendo professores que se intitula formadores de opiniões a favor da ONU e criticando o STE nosso.Dai se vê o nível de conhecimento de um povo.

  • 4
    image
    Pedro Paulo Almodovar 03/09/2018

    É lamentável que a atual campanha está destilando o ódio na boca de muitos brasileiros. O tal do OBSERVADOR confirma a tese de que o eleitorado majoritário de Bolsonaro é semianalfabeto e desmiolado. Ele escreve mal que é um horror, e o veneno da ignorância e do ódio escorrem por sua boca. Gente perigosa. Em vez de falar mal dos outros, seu observadorzinho, apresente algum projeto que seu candidato quer implantar. Ou diga algo de bom que o deputado de 27 anos mamando no Congresso nacional já fez. Não vale dizer que ele é contra mulheres, odeia negros, índios, LGBT, que está do lado dos fazendeiros destruidores da natureza... Isso todos já sabemos. Fale algo de bom de seu ser mitológico...

  • 5
    image
    carlson 02/09/2018

    Seja quem for vence Bolsonaro fácil fácil; exemplo. MARINA X BOLSONARO. O quê você quer para seu País? Marina ou um Psicopata? Ciro ou um Psicopata? Haddad ou um Psicopata? Alckmin ou um Psicopata? Ai é difícil de responder kkkk A sorte de todos é que Lula foi impedido, pois se não tivesse sido, seria no primeiro turno para o petista. Para os amigo de Porto Velho essa pergunta foi feita em 2014 para Prefeito. O quê você quer para administrar sua cidade? Um Médico ou um Garçon? Deu o Médico, alguém lembra? Respondido tal teoria.

  • 6
    image
    Kleiton Ayala 02/09/2018

    A campanha de Jair Bolsonaro evidencia o triste retrato da Educação brasileira. Essa multidão de fanáticos seguidores do "mito" corrobora o que dizem as estatísticas: país de uma legião de analfabetos funcionais e políticos. Essa gente não consegue vislumbrar que o Bolsonaro mama nas tetas da política há quase trinta anos, sem jamais ter produzido nada de bom. Só lambanças e grosserias. E agora o chamam de "mito" e pensam que, num passe de mágica, ele se tornará em uma pessoa decente e salvará o Brasil. Oh ignorância amaldiçoada!

  • 7
    image
    Carlos santos 02/09/2018

    Voto no poste mais não voto em fascista

  • 8
    image
    Carlos santos 02/09/2018

    Voto no poste mais não voto em fascista

  • 9
    image
    Belmiro 02/09/2018

    AQUI SOMENTE PARA RESPONDER DOIS BESTIAL,,,,,,,IRINEU FRANCISQUINI,,,,, E ABDIEL MATIAS, VOCES ESTÃO NO BRASIL?? OU EM OUTRO ´PLANETA?? SÃO CEGOS???SE NÃO SÃO,,,, SIMPLESMENTE NÃO QUEREM VER A VERDADE,,,,, BOLSONARO É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA ESTE PAÍS POSTO AS LAMURIAS POR ESSA QUADRILHA CHAMADA PTZADA....PMDBZADA.. PSDBZADA,, E O0UTROS COMUNISTAS DE CARTEIRINHAS.....

  • 10
    image
    jacir 02/09/2018

    FICAMOS 30 ANOS NAS MÃOS DE UMA QUADRILHA, PORQUE NÃO DAR UMA CHANCE A BOLSONARO, E NÃO EXISTE DOENÇA bolsonarite, O QUE EXISTE É REVOLTA E INDIGNAÇÃO DO POVO CONTRA ESTES MARGINAIS QUADRILHEIROS, NUNCA VI TANTA GENTE IR RECEBER UM CANDIDATO POR CONTA PRÓPRIA, AS PESQUISAS MENTEM E BOLSONARO LEVA NO PRIMEIRO TURNO

  • 11
    image
    jacir 02/09/2018

    FICAMOS 30 ANOS NÃOS MÃOS DE UMA QUADRILHA COMPOSTA PELOS PRESIDENTES, SARNEY, COLOR, FHC, LULA E DILMA, E O QUE MUDOU PARA NÓS BRASILEIROS, NADA, A NÃO SER PARA ELES E SEUS CAPANGAS QUE ENRIQUECERAM ROUBANDO NOSSO BRASIL, O QUE VEMOS HOJE É A MESMA QUADRILHA QUERENDO PERMANCER NO PODER POR MAIS TEMPO, POR ISTO VOU VOTAR E TRABALHAR PARA ELEGER BOLSONARO 17, QUE EU SEI QUE É A GRANDE VONTADE DA MAIORIA DO POVO BRASILEIRO E NÃO HAVERA SEGUNDO TURNO, BOLSONARO LEVA AGORA JÁ

  • 12
    image
    Paulo Teixeira de Siqueira 02/09/2018

    Bolsonaro e limpo , nao roubou nao ajudou a roubar nao deixou roubar se por ventura vier a roubar e coisa de futurome ai nos reprovaremmos em outra oportunidade mas hj ele ta com o povo pois elimpo e nao apoia ladrao e ainda apoia afamila e digo mais tem temor do DEUS de abraao, o DEUS criador.

  • 13
    image
    Benedita Garcia 02/09/2018

    Interessante comparar dois indicadores: percentual de analfabetos e percentual de eleitores de JB.

  • 14
    image
    Observador 02/09/2018

    Irineu Francisquini, ninguém ter um Lularapio ou uma Culmina na chefia do executivo federal. O Brasil e os brasileiros não querem mais as Esquerdalhas comandando o país. Os brasileiro caíram na real e querem sepultar de vez a PTralhada e seus puxadinhos, tentáculos e sustentáculos das ORCRIMs. O Brasil acordou para a vida, a realidade. Você, Irineu, como tantos outros esquerdistas sabem que as boquinhas estão indo para o ralo. PTralhas e seus comparsas asseclas nunca mais. O seu Fachin tentou na sessão do TE colocar seu presidiário de estimação, o Lularapio, na corrida presidencial mas não colou aquela coisa de cumprir um simples e irrelevante parece de uma comissão também irrelevante dos tais direitos humanos que, na realidade não passam de uns canalhas ditos peritos em nada, aliás, dois esquerdeopatas redigiram um tal parecer sem causas e sem efeitos para tentar ludibriar os brasileiros e quiçá à justica brasileira, porém, ninguém deu a mínima, seja o cidadão comum seja o judiciário, à justiça. Portanto, Irineu Francisquini, nós, os brasileiros somos quem estamos nos livrando de sua ORCRIM PTralha, seus satélites e seus asseclas puxadinhos espalhados pelo país do Oiapoque ao Chuí. Vocês surrupiaram os cofres do país por mais de uma década trazendo recessão e desgraça para essa e futura geração. Você juntamente com sua ORCRIM PTralha foi o maior e perverso mal causado à justiça, ao judiciário, à democracia, à economia e finanças, ao povo e ao país. Você e seu mestre Lularapio são os piores cânceres que uma democracia pode ter no seu núcleo de poder, na presidência de um país como o Brasil. O Brasil jamais será vermelho... O Brasil e os brasileiros são as cores da nossa bandeira mãe. Por tudo isso é por muito mais os brasileiros rejeitam seus comparsas e sua ORCRIM PTralha desgovernado nossa querida Pátria Amada. Portanto, é bom você e seus comparsas JAIR se acostumando com Bolsonaro presidente, eleito no 1° turno em 7 de outubro/2018 e empossado em 1° de Janeiro de 2019. Aceite, Ireneu Francisquini que vai doer menos. Jair Bolsonaro presidente - n° 17 para nossa alegria e felicidade. Esquerdeopatas e PTralhas nunca mais. Tchau, Irineu... Tchau, Esquerdeopatas.... Tchau, Presidiário Lularapio... Tchau, PTralhas!!!

  • 15
    image
    Ademar 01/09/2018

    Tá desatento o responsável pela edição, candidato a federal e não novamente a assembleia.

  • 16
    image
    thony souza 01/09/2018

    Não vai ter segundo turno, ele leva no primeiro. BOLSONARO 2018

  • 17
    image
    Irineu Francisquini. 01/09/2018

    A doença que assola o país (bolsonarite aguda) assemelha-se a um mal que  dizimou a população da Alemanha e Itália após a primeira guerra mundial.  O Japao também se envolveu nessa roubada.  E para quem conhece a história,  ninguém quer ver o Brasil dominado por um Benito ou Adolfo enlouquecido. 

  • 18
    image
    Observador 01/09/2018

    Por onde tem passado Jair Bolsonaro tem lotado aeroportos e avenidas com suas caminhadas. Pelo que estamos assistindo o Bolsonaro será eleito no 1° turno. As pesquisas que foram apresentadas até agora não condizem com a verdade nem a realidade. Por onde se passa só se fala no Bolsonaro aí vem o Ibope e DataFolha com suas pesquisas de sindicatos, pois, pelo que tudo indica as pesquisas são feitas nas portas de sindicatos pois desde que Bolsonaro se declarou candidato a presidente que está estagnado em 22% pelas pesquisas desses institutos, porém, às ruas por onde o Bolsonaro passou ou está passando nos mostra multidões diferentes do que as tais pesquisas tentam nos mostrar. Em PVH e Rio Branco/AC bastião da PTralhada como os irmãos Vianas o Bolsonaro levou uma enorme multidão a recepcioná-lo no aeroporto Jorge Teixeira. Em Rio Branco/AC também não foi diferente, no aeroporto se concentrou uma multidão de crianças a adultos homens e mulheres para receber o considerado por todos como "Mito" com gritos ao nome do candidato. Aliás, é bom todos JAIR se acostumando com o Bolsonaro arrastando multidões país afora. Jair Bolsonaro n° 17.

  • 19
    image
    Abdiel Matias 01/09/2018

    A democracia tem lá suas virtudes, mas também tem suas lastimas, da qual temos que infelizmente conviver, quanta ignorância jornalistica, em uma só matéria, se é que pode se chamada dessa forma, quanta parcialidade e falta de conhecimento de informação.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook