Reeducandos recebem assistência humanizada para tratamentos de saúde em penitenciária
Os tratamentos médicos e odontológicos dos reeducandos da Penitenciária Agenor Martins de Carvalho, são realizados na própria dependência da instituição tornando os cuidados em saúde mais humanizados
Posto de saúde funciona dentro da Penitenciária Agenor de Carvalho, em Ji-Paraná
Os tratamentos médicos e odontológicos dos reeducandos da Penitenciária Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná, são realizados na própria dependência da instituição tornando os cuidados em saúde mais humanizados. Os serviços são oferecidos por profissionais da área médica e odontológica do quadro efetivo do Governo de Rondônia.
Os atendimentos médicos ocorrem regularmente duas vezes por semana na Unidade Básica de Saúde (UBS), instalada dentro da unidade prisional e construída em 2020, com recursos próprio do Governo do Estado.
Ao instalar a UBS na Penitenciária, a proposta da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) é promover a humanização do serviço. Antes do funcionamento do posto de saúde próprio, os reeducandos eram avaliados e tratados externamente em hospitais e clínicas odontológicas públicas.
“É um diferencial que se aplica à toda sociedade, especialmente por vezes em que o reeducando precisava se deslocar ao hospital público”, opina o diretor da unidade, Rafael Peres, complementando que, “nas ocasiões em que o reeducando era atendido em hospital público a sociedade se incomodava com a presença deles nas filas de espera para o atendimento médico”.
A UBS do Agenor de Carvalho tem área de 70 metros quadrados construídos. A estrutura física abriga um consultório médico e outro odontológico, salas de: triagem, esterilização, expurgo, farmácia, medicamento e observação, mais uma cozinha e um banheiro.
Fábrica de artefatos de cimento está em obra e vai atender a demanda de bloquetes para pavimentação de pátios
A humanização na Penitenciária vai além dos cuidados em saúde. Duas salas de aulas e uma fábrica de artefatos de cimento estão em construção. A rede de esgoto está sendo substituída por outra novinha, o que evita mau cheiro e desconforto.
“Estas ações de implantações, reformas e manutenções na unidade prisional é um pedido especial do governador, coronel Marcos Rocha. O objetivo é proporcionar maior humanização no serviço público, especialmente aos servidores que atuam na linha de frente nos órgãos”, disse o secretário Regional de Governo em Ji-Paraná, Everton Esteves, após vistoria das instalações da UBS.
ARTEFATOS DE CIMENTO
A implantação de uma fábrica de artefatos de concreto segue em construção no Agenor de Carvalho. A estrutura está sendo erguida e utilizando mão de obra de reeducandos, conforme autorização expressa do Poder Judiciário, por meio da Vara de Execução Penal local.
A obra será composta por três barracões totalizando 440 metros quadrados. Um deles será destinado ao depósito, outro ao administrativo e o maior será ocupado pelas máquinas e a respectiva produção. O maquinário já foi adquirido e entregue para utilização.
Os artefatos de cimento que serão produzidos, como, manilhas, meio fio, são para atender as necessidades dos órgãos públicos, como o bloqueteamento de pátios e instalações de drenos pluviais, por exemplo.
Juízo 100% Digital é lançado em Rondônia
Expertise tecnológica do TJRO facilita acesso e reduzirá custos por processo
Secretaria de Tecnologia do TJRO simplifica envio de documentos pelas polícias
Tempo entre envio da delegacia, conferência e assinatura na Justiça será de 4 minutos
MEC divulga possível cronograma dos primeiros processos seletivos PROUNI e FIES – 2021
A Pasta informou que a projeção é de que as inscrições para o primeiro processo seletivo do Prouni de 2021 sejam realizadas a partir do dia 12 de janeiro, até as 23h59 do dia 15 de janeiro de 2021
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook