Reforma do postinho de saúde Leonardo Alves deve começar nos próximos dias, veja projeto da Prefeitura
Com estrutura em "conceito aberto", unidade terá investimento de R$ 730 mil da Unesc
A reforma do postinho de saúde Leonardo Alves em Vilhena deve começar nos próximos dias e tem investimento de R$ 730 mil, aproximadamente, da Unesc, como contrapartida pelo uso das unidades de saúde públicas da Prefeitura para o curso de Medicina da faculdade.
O projeto prevê substituição de toda a cobertura por estrutura metálica, colocação de telhas termo-acústicas e forro em placa de gesso. Será também trocado o piso, bem como promovida ampliação para adequação às normas da Agevisa. Um pequeno auditório será construído para treinamentos e reuniões das equipes da unidade, além de realizadas correções em instalações hidráulicas e elétricas, incluindo construção de nova fossa, novo sumidouro e implantação de projeto completo de prevenção e combate de incêndio.
Está prevista também a pintura interna e externa, requalificação urbanística do local com nova fachada, transformando a estrutura do postinho de saúde em um conceito arquitetônico aberto, sem muros na frente, com gramado na frente unidade, de maneira a promover maior integração da comunidade com o posto de saúde. Ao mesmo tempo, todas as portas estarão protegidas, haverá cerca elétrica e paisagismo semelhante à unidade Afonso Mansur.
O médico Jânio Marques Vieira, da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a unidade vai se tornar uma unidade básica de saúde acadêmica/escola. “Praticamente todos os projetos (elétricos, arquitetônicos, de engenharia e outros), feitos pela Secretaria Municipal de Planejamento, estão prontos e de posse da faculdade. Faltam apenas ajustes técnicos do projeto hidrossanitário, que envolvem estruturas para água de consumo, esgoto, água pluvial (calhas) e drenagem de ar-condicionado. A previsão da Semplan é que tudo fique pronto dentro de uma semana e a obra possa começar”, garante o médico.
Assim que essas etapas finais do projeto hidrossanitário estiverem prontas, a Unesc garantiu que dará início imediato à obra. A faculdade, que já está de posse das chaves do prédio, contratou uma empresa que está já à disposição para iniciar a obra.
De acordo com José Aparecido, coordenador da Atenção Básica, a unidade possui quatro equipes de saúde familiar, sendo também atendida pelo programa Mais Médicos. “Com a reforma haverá uma melhor adequação do espaço utilizado pelos pacientes. Favorece a população da região, promovendo maior proximidade entre equipe de saúde e moradores. Assim, facilita o acesso aos programas de saúde básica, além de desafogar outras unidades e hospital”, explica.
O coordenador explica também que buscará junto à Unesc a possibilidade de vedar o espaço com novos tapumes devido à ação de vândalos no interior do prédio público. No entanto, a solução definitiva virá nos próximos dias com o início da reforma, derrubada do muro e começo, de fato, das obras no espaço.
Galeria de Fotos:
Professores municipais são preparados para retorno das aulas presenciais em Porto Velho
Formações são voltadas para supervisores, orientadores escolares, professores do primeiro ano e do ensino para jovens e adultos
Recenseadores são capacitados para levantamento da população em situação de rua
Resultado do levantamento vai subsidiar município nas políticas públicas sociais
Projeto “Juventude Voluntária” conta com mais de 500 jovens atuando em dez municípios de Rondônia
Para participar do projeto "Juventude Voluntária", os candidatos precisam estar com ótima saúde, pois, vão atuar em ações da linha de frente contra o coronavírus
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook