Regularização fundiária: Deputado Lúcio Mosquini anuncia nova entrega de títulos agrários em RO
Serão entregues 618 títulos a produtores da região de Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Buritis e Porto Velho.
A regularização fundiária no estado de Rondônia continua avançando a passos largos. O deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO), um dos maiores defensores desta pauta no Congresso Nacional, anunciou para o dia 16 de março uma nova entrega de títulos da reforma agrária e regularização fundiária em Porto Velho, com a presença do Ministro do Desenvolvimento Social (MDS) Osmar Terra.
"É com satisfação que a gente vê que o nosso trabalho em Brasília está produzindo frutos. No dia 16 de março, serão entregues 618 títulos do Incra a agricultores do estado e possivelmente alguns do programa Terra Legal. Milhares de rondonienses estão se tornando donos de verdade de suas terras", afirmou Mosquini.
Serão entregues pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária 618 títulos a produtores da região de Ji-Paraná, Machadinho d'Oeste, Buritis e Porto Velho.
Mosquini participou, no final do ano passado, da entrega de cerca de dois mil títulos de domínio de terra em Ariquemes. O parlamentar rondoniense afirmou que a regularização fundiária em Rondônia está ganhando velocidade após a aprovação da nova lei. "Lutei bastante no Congresso Nacional pela aprovação da nova lei no Congresso Nacional e os frutos já estão aparecendo. Com menos burocracia os títulos serão entregues em uma velocidade muito maior do que vinha ocorrendo".
As famílias que estão recebendo os títulos são legalmente assentadas da reforma agrária e, com o domínio das terras, elas estão recebendo definitivamente as propriedades que até então pertenciam à União. Os títulos também permitem às famílias buscarem crédito para investir em produção.
"A maior parte das famílias receberam o domínio das terras gratuitamente, o que é garantido pela Lei 13.465. Para projetos de assentamentos de até 60 hectares os títulos são gratuitos", afirmou Mosquini. "A partir de agora milhares de rondonienses serão donos de verdade de suas terras".
O evento em Porto Velho será no dia 16 de março, às 8h30, na Escola Brasília, bairro Embratel.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
gostaria de saber quando vai ser entregues o de São Miguel do Guaporé foi feito a mais de um ano, não vejo a hora de receber ... aguardo resposta..
Aqui em Nova Brasilandia passou o terra legal em 2009 e ate hoje nao saiu o titulo das terras.
muito bom essa iniciativa, tem previsão dessa regularização chegar também nas Cidades?? Ex. Porto Velho.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook