Relatório do TCE sobre educação para alunos com deficiência será apresentado, nesta segunda-feira, 21, na Assembleia Legislativa
A realização da auditoria operacional foi solicitada ao Tribunal de Contas pelo deputado Cirone Deiró e busca subsidiar a implantação da política pública de inclusão dos alunos com deficiência, em Rondônia
A apresentação da conclusão da auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia - TCE faz parte do trabalho do deputado Cirone Deiró, em defesa dos direitos dos alunos com deficiência. Logo no início do seu mandato, o deputado foi procurado pelas mães que denunciaram a falta de vagas nas escolas para atender os filhos com deficiência. A época, as mães relataram ao deputado que em alguns casos, quando conseguiam matricular seus filhos, a escola não contava com profissional capacitado para fazer o acompanhamento pedagógico em sala de aula, e nem tão pouco o cuidador.
Diante da gravidade dos relatos apresentados pelas mães e familiares, Cirone assumiu o compromisso de fazer a interlocução junto a Secretaria de Estado da Educação - Seduc para solucionar o problema. Logo no início, o deputado apresentou a Seduc proposta para contratação e capacitação de profissionais para atender os alunos com deficiência. Em outra frente, Cirone solicitou ao presidente do Tribunal de Contas a realização de auditoria operacional para fazer um levantamento detalhado sobre a realidade da educação inclusiva em Rondônia. Solicitação que foi prontamente atendida pelo presidente e conselheiro Paulo Curi.
Para subsidiar os auditores, no início de 2022, foi realizada audiência pública para que mães, familiares e profissionais da área apresentassem aos auditores do Tribunal de Contas as dificuldades vivenciadas no cotidiano dos alunos com deficiência que buscam vaga nas escolas, em Rondônia. A partir dessas informações, os auditores iniciaram trabalho técnico e criterioso sobre o arcabouço das políticas públicas dos direitos das pessoas com deficiência, especialmente no que diz respeito a garantia dos alunos com deficiência frequentar a escola.
O resultado desse trabalho será entregue hoje, 21 de novembro, a partir das 15 horas, em audiência pública, presidida pelo deputado Cirone Deiró. Na avalição do deputado Cirone, o resultado da auditoria operacional é uma resposta as reivindicações das mães. “O relatório da auditoria operacional vai nortear os trabalhos do legislativo e do executivo. São informações que nos darão a direção para as próximas etapas na defesa da implantação da política pública de inclusão para os alunos com deficiência. Vamos acompanhar de perto a contratação e capacitação dos profissionais para atender esses alunos, bem como as demais sugestões que serão apontadas pelo relatório dos auditores do Tribunal de Contas”, concluiu.
O evento será presencial com transmissão pelo YouTube da Assembleia Legislativa de Rondônia.
Novo Código de Ética e Disciplina dos militares é discutido em audiência pública na Alero
Deputado Jesuíno Boabaid afirma que novo texto apresentado pelo executivo é um retrocesso à tropa militar
Congresso fará a mediação necessária ao País nos próximos quatro anos, diz Lira
"Todas as pautas serão conduzidas de maneira muito transparente”, afirmou
Ativistas cobram maior atuação do Congresso pela igualdade racial
Câmara promoveu sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook