Requerimento do deputado Laerte Gomes sobre redução de taxas cobradas pelo Detran é aprovado na Alero

Parlamentar solicitou estudo de viabilidade técnica, econômica e jurídica de órgãos como Detran, Sefin e Casa Civil

Texto: Juliana Martins / Assessoria parlamentar
Publicada em 14 de setembro de 2023 às 17:36
Requerimento do deputado Laerte Gomes sobre redução de taxas cobradas pelo Detran é aprovado na Alero

Parlamentar é líder do governo na Alero (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

Por meio de requerimento, aprovado pela Assembleia Legislativa e encaminhado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), a Casa Civil e a Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia (Sefin), o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSD), solicitou providências, urgentes, quanto à necessidade da instalação de um Grupo de Trabalho, com a finalidade de realizar um estudo de viabilidade técnica, econômica e jurídica, visando a redução ou extinção dos valores cobrados atualmente pelo Detran, constantes da Tabela do Serviços e Taxas 2023 e Tabela de Serviços e Taxas Veiculares 2023.

De acordo com o parlamentar, são constantes as críticas relacionadas aos valores dos serviços e taxas veiculares praticadas pelo Detran-RO, fato que, segundo ele, se faz necessária uma reavaliação das tabelas citadas.

“O Poder Público, por meio dos seus agentes, deve evitar ações que confundam, dificultem ou minimizem os direitos dos cidadãos. O princípio da razoabilidade que deve nortear o serviço público, impõe a necessidade da coerência do sistema, e desta forma, deve ser observada a conformidade e a racionalidade dos atos administrativos”, ressaltou Laerte Gomes.

Sendo assim, a constituição de um Grupo de Trabalho para a realização de um estudo de viabilidade técnica, econômica e jurídica, tem por objetivo a redução ou extinção dos valores cobrados atualmente pelo Detran.

Comentários

  • 1
    image
    André Paulo da Cruz 14/09/2023

    Demorou As taxas do Detran sempre foram abusivas, mas após a implementação do sistema de documentos digitais, o abuso ficou ainda mais evidente uma vez que o custo é praticamente zero. Uma vistoria que nada mais é que algumas fotos e visualização do veículo, cujo tempo não demora mais que 10 minutos, custar o valor da diária de um trabalhador, é assalto na cara dura. A transferência de um veículo placa Mercosul, tudo digital onde a gente mesmo efetua a maior parte do processo, custar 400 reias, é chamar o rondoniense de trouxa.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook