Resenha Política, por Robson Oliveira

A seccional rondoniense da OAB manifestou publicamente inconformismo com decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo bloqueio de perfis em redes sociais de cidadãos que contestam o resultado das eleições

Robson Oliveira
Publicada em 11 de novembro de 2022 às 09:04
Resenha Política, por Robson Oliveira

MEQUETREFE 

Embora ainda haja uma histeria entre os extremistas que continuam revoltados com o resultado das eleições presidenciais, o golpe mequetrefe que tanto exigem nos movimentos antidemocráticos país afora perdeu de vez a força com o relatório feito pelos militares e enviado ao TSE atestando que não houve fraudes nas urnas eletrônicas. Nos grupos golpistas, o anúncio do relatório causou tristeza e indignação. Para eles, o que importa é que Lula não seja empossado, independente de que a vitória tenha sido limpa e legal.  

OVACIONADO 

Lula é a autoridade mundial mais esperada na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece no Egito. Vai ser ovacionado pelos principais chefes de estado que estarão presentes ao evento, mesmo antes de ser empossado na Presidência do Brasil. Com seu retorno à presidência, o Brasil volta a ser protagonista nos fóruns internacionais sobre mudanças climáticas, o que pode ajudar muito nas transações comerciais de produtos oriundos do agronegócio brasileiro, o mesmo agro que hoje financia os movimentos antidemocráticos para impedir a posse de Lula. Em pouco tempo esse movimento ficará circunscrito a uma turma de fanáticos que vai servir de meme para conteúdo de chacotas. Enquanto isso Lula receberá as ovações do mundo civilizado.  

INFLAÇÃO 

Como adiantou a última coluna de terça-feira, os preços dos alimentos no país começam a disparar e a inflação voltou a subir depois de meses com a economia em deflação. Nas próximas semanas as taxas públicas vão aumentar também e vão ser reajustadas com índices próximos aos vinte por cento devido à interferência das eleições nacionais. Até o final do ano a conta vai chegar salgada ao contribuinte em razão dos custos da produção da energia, gasolina, telefonia, entre outros itens dos serviços públicos. A vida custará mais cara para todos nós.  

CONSENSOS  

Tudo indica que o governador reeleito Marcos Rocha (União Brasil) montará um governo de conciliação com os parceiros políticos que o ajudaram na campanha eleitoral, uma disputa que não foi fácil de vencer. Ao mudar o comportamento do primeiro mandato em que se fechou para governar com pouquíssimos atores políticos, Rocha sinaliza para um governo mais aberto à política e deixa o isolamento que permeou seu primeiro mandato. É perceptível que o governador está mais leve, solto e à vontade para fazer um governo mais conectado com a realidade. Pode ser que seja apenas uma volúpia depois de um resultado eleitoral intenso, contudo o segundo mandato é muito mais complicado que o primeiro e exige do governante muita saliva para conseguir consensos para que os projetos sejam implementados e o governo possa fluir com tranquilidade. E o sucesso depende de conciliar as divergências numa administração em harmonia com os parceiros que colaboraram na vitória.  

CONTESTAÇÃO 

A seccional rondoniense da OAB manifestou publicamente inconformismo com decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo bloqueio de perfis em redes sociais de cidadãos que contestam o resultado das eleições. Pasmem os leitores, que a OAB nacional, além de inúmeros organismos internacionais, atestou a idoneidade das eleições brasileiras, mas o seccional estadual critica a justiça eleitoral por impedir tais contestações. E impede, diga-se a verdade, porque partem de comprovadas mentiras para dar sustentação a movimentos golpistas. A contestação revela que nossa seccional está desconectada da realidade. Nem os militares endossaram esta horda de negacionismo eleitoral e evitaram apoiar as manifestações dos extremistas golpistas contra o resultado das urnas. 

FAKE 

As postagens e conteúdos que a Justiça Eleitoral mandou retirar das redes alimentavam os grupos radicais com fake news, o que nem de longe significa censura. Tudo o que parte de uma premissa mentirosa - e as supostas fraudes nas urnas nunca restaram comprovadas -, não pode ficar impune senão reproduziria o ódio. Razão pela qual o TSE agiu de forma enérgica para evitar que tais boatos alcançassem o caos que os extremistas desejavam. Isso a nota da seccional optou por omitir para não causar mal-estar entre membros ideologicamente alinhados aos insurretos.  

RECALL 

O bom da democracia é que a cada eleição o cidadão pode mudar o voto conforme perceba que seu escolhido não tenha sido um bom gestor e um político digno da sua confiança. Nos conselhos profissionais também é possível corrigir o voto a cada nova eleição. Este escriba lamenta apenas que não tenhamos o instituto de recall para corrigirmos antecipadamente apoios declarados. Paciência, aguardar até a próxima eleição para que o recall seja exercido. Principalmente quando a gestão vira uma confraria de privilegiados que olha os semelhantes como desiguais. Ademais, a alternância de poder sempre é saudável para a democracia, em especial numa instituição com a história da OAB.  

EDILIDADE 

Falando em representação profissional, Roneudo Vieira, representante da enfermagem, assume hoje a vaga de vereador na capital, aberta com a renúncia de Vanderlei Silva. Na edilidade o representante da categoria promete defender as bandeiras da enfermagem que tem se esmerado nacionalmente na defesa de um piso mínimo salarial digno da profissão do cuidar.   

ASFIXIA  

Os órgãos de repressão estão fechando o cerco na garimpagem ilegal que tem causado danos ambientais enormes à flora, fauna e aos recursos hídricos de Rondônia. A partir do próximo ano, com os órgãos ambientais voltando a agir nas quatro linhas da Constituição, o combate inexorável à depredação ambiental e exploração vegetal será ainda mais forte. O setor produtivo, dado à invasão de reservas, também vai ser bem controlado. A tendência é que a ex-senadora Marina Silva assuma o ministério do Meio Ambiente, uma crítica contumaz do atual modelo de exploração agrícola e aurífero da Amazônia.  

DESMONTE 

Há um desmonte jurídico propositalmente articulado nos meios políticos para avançar sobre as áreas de preservação e conservação ambiental em Rondônia. A situação não está pior em razão da reação do Ministério Público estadual que tem interposto ações de inconstitucionalidade contra essas normas criadas ao arrepio da carta maior e que tentam avançar sobre as áreas protegidas por lei. Podem espernear, mas esta turma predadora não vai conseguir manter as práticas a partir de janeiro.  

DESCARBONIZAÇÃO

Uma boa notícia empresarial para Rondônia é a programação da Energisa para desligar mais uma termelétrica (a 13ª), em dezembro, passando a ser o maior programa de descarbonização do país. Com o desligamento, o estado para de queimar dezenas de barris de diesel, melhorando as condições ambientais. E o funcionamento da companhia passa a ser totalmente interligado ao sistema nacional. Essa interligação garantirá segurança energética, estabilidade da rede e a ampliação da energia ofertada: o que incrementa a economia local. A descarbonização representará também a emissão na atmosfera de menos 293 mil toneladas de dióxido de carbono. Hoje é uma das empresas que  mais cria postos de trabalho em Rondônia.

ANIVERSÁRIO

A Energisa completou em outubro passado quatro anos na distribuição de energia no estado. Há uma compreensão equivocada sobre a importância da empresa desde que começou a combater o furto da energia uma vez que esta prática termina penalizando todos os consumidores já que os prejuízos são rateados. Houve ainda uma transformação energética com a construção de 74 subestações propiciando aumento na capacidade de fornecimento aos lares rondonienses. A companhia tem também que comemorar a conquista pela certificação da consultoria global Great Place to Work, como uma das melhores empresas para se trabalhar nacionalmente. Trata-se de uma das mais importantes certificações do mundo empresarial. Um programa consistente de políticas compensatórias está em prática com investimentos de recursos nas áreas públicas, a exemplo de insumos hospitalares, além de Unidades de Terapia Intensiva durante a pandemia, beneficiando inúmeras pessoas acometidas pela Covid. 

Comentários

  • 1
    image
    Wilson 14/11/2022

    Senhor José Ferreira, concordo em parte, o Bozo pode ser é genocida, mas Lula é ladrão comprovadamente por 3 instancias .

  • 2
    image
    José Ferreira 12/11/2022

    Sr. Roque!  Sua pergunta foi clara como as águas dos Igarapés fedorentos que dividem os bairros pobres da Capital. Se estás a insinuar que Lula usa dinheiro público para fazer agrados a Macron ou outro líder mundial, aguardamos provas... Se é apenas ciúmes pelo fato de Lula ser respeitado no mundo inteiro, ao passo que o Boso genocida é detestado em todo o planeta, aí você passou a todos os leitores seu caráter duvidoso de bolsominion sem cérebro. 

  • 3
    image
    [email protected] 11/11/2022

    Nada a questionar sobre o resultados das Eleições mas, quando é dito sobre a expectativa de Lula na 27 a Conferencia das nações. O que motiva tanta alegria do Macron e outros mais, o que irão receber de doação agora, já que estào de recesso já há uns 6 anos que não ganham nenhum.presente do moço que gosta de uma lisonja fazendo favores com aquilo que é do povo brasileiro? Gostaria,de saber a verdade! Sem críticas ao Jornalista, por sinal, excelente escritor, somente em relação à expectativa.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook