Retomada das atividades presenciais no Judiciário será na segunda,19
Vídeo orienta sobre as recomendações e protocolos de saúde
O atendimento presencial ao cidadão pelo Poder Judiciário de Rondônia será retomado a partir de segunda-feira, dia 19, conforme fixado no ato n. 20/2020, publicado em 25 de setembro no Diário de Justiça. De acordo com a norma, o retorno será gradual, e realizado em etapas para garantir a segurança e saúde de servidores, magistrados e jurisdicionados.
O reinício ainda prevê horário reduzido, limitação de servidores nos espaços físicos para garantir o distanciamento social e outras medidas que visam proteger magistrados, servidores, advogados e a população em geral, de acordo com a classificação dos municípios onde estão localizadas as comarcas.
As três etapas de reabertura do TJRO atendem aos mesmos critérios de três, das 4 fases do distanciamento social controlado do Governo do Estado de Rondônia (Decreto n. 25.049/2020). Ou seja, municípios que estiverem classificados pelo Governo como na primeira fase, em que é previsto o distanciamento social ampliado, terão suas comarcas limitadas à essa condição.
Para evitar aglomerações no retorno, o PJRO ainda manterá ações que visam o distanciamento, como priorizar o home office e audiências que podem ser realizadas de forma virtual. A cada etapa, os atendimentos presenciais são ampliados, de modo que, na terceira e última etapa, serão permitidas sessões do Tribunal de Justiça, da Turma Recursal e de júris. A preferência ainda será por sessões e audiências virtuais, mas quando isso não for possível o juiz que preside deve garantir as medidas de segurança sanitárias, respeitadas as condições de acesso e permanência aos prédios do PJRO, e devendo ser guardada a distância de, no mínimo, 2 metros entre os participantes. Outra mudança é quanto aos prazos processuais de processos físicos, que permanecem suspensos apenas nas primeira e segunda etapa da reabertura.
Independentemente da fase em que se encontra o município, algumas regras são comuns para todos os prédios, como a obrigatoriedade de usuários externos e internos serem submetidos aos protocolos sanitários, como aferição de temperatura e uso de máscara e face shields. Dispensers com álcool em gel serão reforçados na instituição, além da limpeza diária.
Apesar da retomada, a instituição vai manter o monitoramento diário de casos de Covid-19 no âmbito do Judiciário e adotar novas providências a cada mudança de cenário.
Vídeo
Para divulgar as ações da retomada foram confeccionados cartazes, banners, adesivos, sinalizadores entres outras peças publicitária a fim de esclarecer as medidas e providências necessárias a um retorno seguro.
Também foram produzidos vídeos de orientação, um deles com a palavra do presidente, recomendando “calma, equilíbrio e cautela” para que o retorno ocorra da melhor maneira possível.
Página
As informações sobre a retomadas das atividades presenciais também podem ser verificadas em uma subpágina específica em fácil localização no site do TJRO. No espaço virtual é possível acessar o ato da retomada, manual de protocolo de saúde, providências do TJRO para amenizar os riscos de contaminação, tutoriais para montar sala de audiências virtuais, boletins, peças de divulgação e vídeos de orientação.
Regional Norte questiona a veracidade das informações divulgadas na campanha de Hildon Chaves
Algumas informações anunciadas sobre o possível reajuste salarial dos servidores (as) da Educação não procedem e devem ser esclarecidas corretamente
CEEXT defere o processo de um servidor do Estado
A Comissão também divulgou que 21 servidores de Rondônia tiveram seus processos indeferidos
Assembleia Legislativa declara que não houve votação da Reforma da Previdência Estadual
Jair Montes explicou que houve um equívoco por parte da comunicação da ALE/RO e destacou que não houve aprovação de uma Reforma na íntegra
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook