Roberto Jefferson: o herói do mensalão que virou bandido ao atirar contra policiais federais
Não será tão óbvio, porque Bolsonaro reagiu rápido, repudiando os atos de Roberto Jefferson, tanto nas ofensas contra Cármen Lúcia quanto, com muito mais ênfase, no ataque a tiros contra os federais
Adeus! Herói que denunciou o Mensalão e deu início à descoberta do maior esquema de corrupção da história do país, a partir dos governos do PT, o ex-deputado federal Roberto Jefferson se transformou, de uma hora para outra, num grande vilão. E a vilania veio não por resistir às eventuais ilegalidades praticadas contra ele e muitos outros parceiros do presidente Bolsonaro por membros do STF e TSE, mas, primeiro por ter usado palavras de baixo calão contra uma mulher, a ministra Cármen Lúcia, mas, pior ainda, ao se transformar num criminoso, quando atirou (e poderia ter matado) ferindo dois agentes da Polícia Federal. Não há argumentos de defesa para Jefferson. Enquanto ele estava apenas no discurso agressivo, havia ainda alguém que poderia ficar ao lado dele. Mas depois do episódio do domingo, o ex-deputado federal e ex-presidente do PTB vai mesmo para a galeria dos criminosos. Não há outros termos para tratá-lo. Jogou na lata do lixo todos os argumentos que poderia ter a seu favor: perseguição desenfreada; ativismo judicial, desrespeito à Constituição por quem tem o dever de defende-la; censura imposta a apenas um lado do embate eleitoral, para tornar-se um fora da lei, ao usar de armamento pesado, incluindo granadas, para atacar policiais que apenas estavam cumprindo seu dever, mesmo que as ordens que receberam mereçam reparos.
O que o ato insano de Jefferson pode prejudicar a campanha do presidente Bolsonaro, nesta reta final para o segundo turno? Certamente o episódio será usado de todas as formas possíveis pelos lulistas, para tentar colocar o problema no colo do Presidente. Não será tão óbvio, porque Bolsonaro reagiu rápido, repudiando os atos de Roberto Jefferson, tanto nas ofensas contra Cármen Lúcia quanto, com muito mais ênfase, no ataque a tiros contra os federais. Mas, é claro, mesmo assim serão criadas histórias e narrativas, adaptando-as contra o bolsonarismo. Se pegará? Só se saberá no final da disputa, no próximo domingo. Nosso país está vivendo um momento de enorme complexidade. Apoiado por uma série sem fim de decisões a seu favor vindas dos tribunais superiores, o candidato Lula tem tido todo o aparato judicial a seu favor, enquanto seu adversário é sempre alvo e, raramente, ganha alguma batalha nas mesmas Cortes. Bolsonaro e seus aliados, lutam num campo minado, enquanto o caminho é seguro ao seu opositor, que o trilha tranquilamente, podendo dizer e fazer o que quiser. É uma batalha sem imparcialidade, mas mesmo assim, ainda pode ser vitoriosa para o atual Presidente. Já Roberto Jefferson, com seus atos tresloucados, acabou com sua carreira política e pode até morrer na prisão. Não há perdão para o que ele fez. Mas, no futuro, certamente será julgada também a ministra Cármen Lúcia, que com seu voto a favor da censura, numa hipocrisia histórica, já que ela se diz ser defensora ferrenha da Constituição, causou graves danos ao país. A História a julgará e, certamente, não com a placidez dos seus companheiros de tribunal.
CAMPANHA DO GOVERNO NA RETA FINAL TEM FAKES, ATAQUES E BUSCA DE VOTOS NA CAPITAL E INTERIOR
Na cor local, a reta final da campanha pelo governo está recheada de ataques e Fakes nas redes sociais, mas apenas o convencional nas propagandas oficiais. Os ataques ainda não chegaram abaixo da linha da cintura, mas estão perto. O governador Marcos Rocha aproveita esta última semana antes da eleição para fazer campanha em várias cidades do interior, com caminhadas, passeatas, adesivação de centenas de veículos. Junto com ele, estão personagens importantes da política, como a deputado federal Mariana Carvalho e o deputado estadual reeleito e presidente da Assembleia, Alex Redano, entre tantos outros. Já Marcos Rogério concentra seu trabalho na Capital, apoiado por nomes quentes, como os do recém eleito Senador, o empresário Jaime Bagattoli, entre tantos outros. Porto Velho pode ter o eleitorado numa eleição tão parelha como esta e o candidato do PL quer reforçar sua base na maior cidade do Estado. Já o grupo do governador Marcos Rocha tem em Hildon Chaves, um prefeito com alto índice de aprovação, seu maior cabo eleitoral em Porto Velho. O grupo governista quer conquistar mais votos no interior, onde seu adversário é mais forte e o senador quer ampliar seu domínio no eleitorado porto-velhense. Reta final de campanha emocionante!
ÚLTIMO DEBATE SERÁ NA TV RONDÔNIA/GLOBO NESTA QUINTA, DEPOIS DA NOVELA. NOVA PESQUISA REPETE EMPATE
Nesta quinta-feira, está agendado o último debate entre os dois postulantes ao Governo do Estado. Será na TV Rondônia. Tanto Marcos Rocha quanto Marcos Rogério já confirmaram presença. Até agora, o senador do PL foi em todos os confrontos na TV, incluindo aquele que é considerado o mais importante e decisivo, o da SICTV/Record, na última sexta-feira. Rocha não participou de dois debates: o do SBT e o da REMATV, este último ocorrido neste sábado à noite, quando Rogério compareceu e foi sabatinado. Neste confronto da quinta, que acontecerá depois da novela das 21 horas, como sempre ocorrem nos confrontos para os governos estaduais, promovidos pelas emissoras afiliadas à TV Globo, será certamente o último momento para que a dupla que almeja a cadeira do Palácio Rio Madeira/CPA (um para mantê-la, outro para tomá-la) possa conquistar o eleitorado que ainda está indeciso. O mediador será novamente o jornalista Júlio Mosquéra, enviado de Brasília, para comandar a atração da Globo. O confronto da quinta será quentíssimo, sem dúvida alguma. Nesta segunda-feira, novamente uma pesquisa do instituto Real Time/Big Data, apontou o terceiro empate técnico neste segundo turno. Rocha aparece com 47 por cento das intenções de votos e Rogério com 46. Iguais!
TEM EMPREGO EM TODO O ESTADO: 409 POSTOS DE TRABALHO EM APENAS UM DIA
Tem vaga! Tem para Geólogo e Topógrafo em Ariquemes; Ji-Paraná procura um gerente comercial; há vaga para técnico de agronomia, operador de caixa, auxiliar de vendas, empregada doméstica e várias outras em Porto Velho. Todos os dias aparecem novas oportunidades para quem quer trabalhar. Dessa vez, são mais de quatro centenas de trabalhadores sendo chamados. Rondônia é o quinto Estado do país na geração de emprego e as oportunidades de trabalho têm crescido todas as semanas. Só nesta segunda-feira, pela ferramenta “Geração de Emprego”, o total de 409 novos postos estão à disposição dos rondonienses. No nosso Estado, o crescimento econômico tem proporcionado a expansão dos empregos. Já há falta de mão de obra especializada em vários setores. A deficiência ainda, é em relação a postos de trabalho, para jovens sem curso superior e sem qualquer especialidade, entre 16 e 26 anos.
DEPOIS DE CAIR FORA DOS DEBATES DO SBT E RECORD, LULA VOLTA SÓ NA SEXTA, NO CONFRONTO DA GLOBO
Também na disputa à Presidência da República, a reta final de campanha aponta, ao menos até agora, que a decisão pode ser no último voto, na última urna. Todos os institutos de pesquisas (será que eles vão acertar desta vez?) mesmo os que claramente cometeram graves erros no primeiro turno, estão apontando que houve um grande crescimento do presidente Bolsonaro e uma estagnação de Lula. Nas redes sociais, as Fake News abundam, de parte a parte. Bolsonaro continua batendo na tecla da corrupção e da ladroagem do dinheiro público nos tempos dos governos do PT e Lula contra ataca, chamando Bolsonaro de líder miliciano. Bolsonaro teve alguma vantagem nesta reta final, na medida em que Lula, depois que teria perdido feio o debate da Band, decidiu não comparecer nem no confronto do SBT e nem no da Record. Neste domingo à noite, Bolsonaro teve mais uma vez uma hora inteira para responder a sabatina, já que seu adversário não apareceu, aproveitando para repetir os avanços do seu governo e as críticas contra Lula. Haverá ainda, a 48 horas da eleição (sexta-feira, depois da novela das 21 horas), o último debate entre ambos, na Globo. Os dois já confirmaram. Vai sair fumaça de fogo!
QUADRILHAS DE PIRATAS ATACAM NO RIO MADEIRA, ROUBANDO CARGAS E METRALHANDO BARCOS
Bandidos voltaram a atacar barcos, dessa vez que estavam estacionados, no rio Madeira, em Porto Velho. Bandidos armados, numa canoa pequena, atacaram os trabalhadores que descansavam, na madrugada desta segunda-feira e levaram tudo o que puderam. A pirataria tanto em embarcações paradas nas margens, como nas que fazem o trajeto entre Porto Velho, o Baixo Madeira e Manaus, tem se tornado um crime cada vez mais repetido. Recentemente, embora ainda na região próxima a Manaus, uma balsa foi atacada a tiros de metralhadoras, por bandidos que agem impunemente no rio, atacando em vários pontos, sem que haja um combate efetivo a esse tipo de crime. As quadrilhas atacam barcos de turistas e balsas, roubando passageiros e cargas. Sempre fortemente armados, os bandidos muitas vezes atiram, mesmo que não haja reação. A Capitania dos Portos têm sido alertada para a contínua ação dos bandos de piratas, mas até agora não há notícias de prisões. A insegurança, que já existe em grande nas cidades, torna-se agora também um sério problema no Madeira e outros rios da região.
NEGREIROS DESTACA AVANÇO DO SISTEMA 5G E O RÁPIDO APOIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES
O sistema 5G já é uma realidade em Porto Velho. Várias ações tiveram que ser tomadas para que a nova realidade da internet passasse a existir também na Capital rondoniense. O projeto andou com rapidez, também graças à ação da Câmara de Vereadores. O presidente Edwilson Negreiros, desde que o assunto chegou ao Poder, vindo de mensagem enviada pelo prefeito Hildon Chaves, teve atenção muito especial. A urgência foi tal que Negreiros chegou a convocar uma sessão extraordinária, para que o tema fosse tratado. O projeto foi rapidamente votado e aprovado, para que Porto Velho pudesse passar a receber a nova estrutura para uso do sistema 5G, o mais moderno que chegou em várias regiões do país. Sobre o assunto, Negreiros destacou que o assunto é de suma importância para a coletividade. “A Câmara Municipal tratou este tema com todo o cuidado e agilidade possíveis, por se tratar de uma inovação extremamente relevante: a comunicação. A população tem direito às tecnologias mais avançadas em termos de Internet. E com a estruturação pronta para ser iniciada, com aval desta Casa de Leis municipal, Porto Velho dá um passo significativo em direção à franca evolução neste setor vital”.
MST INTERROMPE ABASTECIMENTO DE ÁGUA AO NORDESTE? É SÓ MAIS UMA FAKE QUE INVADE AS REDES SOCIAIS
De todas as Fake News divulgadas pelas redes sociais, nos últimos dias, uma das mais terríveis é a que apresenta, num vídeo, um grupo de pessoas fechando, com sacos de areia, um trecho de um córrego, afirmando que são membros do MST, interrompendo o abastecimento de água do rio São Francisco. Ora, a intenção é óbvia: colocar o movimento como criminoso, impedindo que a água seja levada a várias regiões do nordeste. A publicação explodiu nas redes sociais, principalmente no Tik Tok. Nela não há autoria, não há data, não há localização e não se tem qualquer indicação de que tenha qualquer fundo de verdade. Além disso, o raciocínio é óbvio: caso tivesse alguma ponta de verdade, certamente a polícia já teria sido chamada, os envolvidos denunciados, senão presos e o fluxo de água já teria sido normalizado. Mais uma questão que comprova que é Fake: não houve, em nenhum local onde a água do São “Chico” chega para abastecer os nordestinos, qualquer reclamação de falta de água. Ou seja, é mais uma das invenções das redes sociais, usadas para este tipo de publicação, lamentavelmente!
PERGUNTINHA
Qual a solução para o fim dos acidentes graves e das mortes todas as semanas, registradas na BR 364, desde Vilhena até a divisa com o Acre?
Deus não é cabo eleitoral
Se os aspirantes ao cargo máximo da República não têm ideias, então, não fiquem cometendo blasfêmia, porque os eleitores conscientes estão de olho, não é de hoje
Resenha Política, por Robson Oliveira
Para quem não sabe os precatórios são formalizações de pagamento de determinada quantia por beneficiário, devida pela Fazenda Pública, em face a uma condenação judicial definitiva, ou irrecorrível
Mega reunião em Ariquemes mostra força do candidato à reeleição pelo União Brasil Coronel Rocha
Uma mega reunião, capitaneada pelo deputado Alex Redano (Republicanos), com apoiadores e simpatizantes, reuniu cerca de mil pessoas em Ariquemes
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook