Roda de Conversa do TRT-14 debate sobre inteligência emocional
Evento trouxe a inspiradora história de Gildo Afonso, servidor do TRT-14
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), por meio da Coordenadoria de Assistência à Saúde e da Seção de Assistência Psicossocial, promoveu a Roda de Conversa "Inteligência Emocional - Enfrentando Desafios", evento que alcançou um marco com mais de cem participantes ao vivo na última sexta-feira (21/02).
O encontro contou com a palestra e relato emocionante do servidor técnico da 5ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Gildo Afonso, que compartilhou sua trajetória de superação após o diagnóstico de esclerose múltipla aos 23 anos, uma doença autoimune degenerativa. Ele relembrou o momento em que percebeu os primeiros sinais da enfermidade:
Publicidade
"No início, achei que era cansaço, mas logo se estendeu para as pernas e foi piorando. Fui internado e, de repente, já precisava de uma cadeira de rodas, não conseguia andar e nem me alimentar sozinho", contou Gildo.
O diagnóstico trouxe desafios diários, mas ele encontrou na inteligência emocional e no esporte um caminho para a transformação. Em meio às sessões intensivas de fisioterapia, ouviu um incentivo inesperado:
"O fisioterapeuta me disse: 'Acho que você consegue um dia se tornar um atleta'. No começo, achei que era impossível. Mas comecei a treinar e percebi que, quanto mais me exercitava, melhor me sentia. Um dia, alguém sugeriu: 'Vamos nos inscrever em uma corrida?'. Aceitei o desafio, e a partir dali, minha vida mudou", revelou.
A mudança de perspectiva levou Gildo a se tornar um atleta brasileiro com esclerose múltipla a completar um Ironman, uma das provas de resistência mais desafiadoras do mundo, composta por 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. Atualmente, ele se prepara para um novo objetivo: escalar o Everest.
Acolhimento e aprendizado
Além da emocionante história de Gildo, a Roda de Conversa se destacou pela troca de experiências entre os(as) participantes. O evento, realizado de forma virtual por videoconferência, com participantes de Rondônia e Acre, foi pensado para ser um espaço de acolhimento, incentivo e crescimento pessoal de todos.
Gildo ressaltou que, além do suporte fundamental de médicos e familiares, o incentivo dos colegas do TRT-14 teve um papel decisivo em sua jornada. Em especial, o servidor Patrick Faelbi, cujo apoio foi essencial ao recomendá-lo para um curso de inteligência emocional, experiência que mudou sua forma de enxergar os desafios.
O servidor e atleta também enfatizou o papel do teletrabalho no seu tratamento em São Paulo, e relatou como modificou sua rotina e adotou novos hábitos para melhorar sua qualidade de vida. Seu depoimento inspirou outros(as) colegas a compartilharem experiências, reforçando a importância do apoio mútuo no ambiente profissional.
SEDEC Acelera Negócios no Carnaval: Plataforma do Governo de Rondônia Já Beneficia Mais de 770 Empreendedores!
Essa iniciativa inovadora é ainda mais relevante em momentos estratégicos para o comércio, como o Carnaval
Nove anos: ação contra apagões da Energisa segue sem sentença
Processo movido pela sociedade civil cobra soluções para interrupções de energia em Rondônia, mas Justiça Federal ainda não decidiu o caso
Prefeitura convoca presidentes de associações inativas de pais e professores
Os presidentes das associações citados na publicação oficial devem, dentro do prazo de 30 dias, ir até Secretaria de Educação, localizada na avenida Padre Adolpho Rohl, nº 956, Setor 02
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook