Rondônia pode ser isento de cobrança adicional na tarifa de energia elétrica
Proposta apresentada por Marcos Rogério extingue sistema de bandeiras para estados produtores.
Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Marcos Rogério (DEM-RO) que veda a aplicação do sistema de bandeiras tarifárias em Unidades da Federação que apresentem, a cada mês, geração hidrelétrica mais elevada que o próprio consumo.
Na prática, estados produtores de energia, como no caso de Rondônia, serão isentos da aplicação do sistema de bandeira tarifária. “O mecanismo adotado pela Aneel cria distorções significativas, uma vez que cobra as mesmas tarifas adicionais de diferentes Unidades da Federação, desconsiderando a fonte de geração de energia predominante em cada uma delas. Como resultado, a título de exemplo, o Estado de Rondônia, que possui duas grandes usinas hidrelétricas, Santo Antônio e Girau, paga uma das tarifas mais caras do Brasil”, justificou o autor do projeto.
Na avaliação do parlamentar, utilizar o mesmo sistema de bandeiras para todo o país penaliza estados produtores que contribuem com o abastecimento de energia em outros estados. “Rondônia fornece energia para diversas regiões, sofre as os efeitos ambientais em decorrência das usinas, e ainda assim paga uma das energias mais caras do país. É mais do que injusto, essa cobrança chega a ser imoral”, apontou.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira (verde, amarela ou vermelha) está relacionada aos custos da geração de energia elétrica. Ou seja, quando os custos para a produção aumentam, o governo adota um novo sistema de bandeiras, onde é cobrada uma tarifa adicional pelo serviço.
O Projeto de Lei 10439/2018 aguarda despacho da Mesa para distribuição às comissões.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Em época de eleição vale tudo para a obtenção de voto. O nobre deputado estava dormindo, a agora às vésperas das eleições, ainda sonolento, vem com esse "projeto" eleitoreiro. Esse parlamentar está duvidando da nossa inteligência.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook