Roteiro completo: explorando os encantos da Europa Central

A Europa Central é uma região rica em história, arquitetura e gastronomia. Confira esse roteiro completo com opções incríveis de lugares para visitar!

Tudorondonia
Publicada em 28 de junho de 2023 às 08:51
Roteiro completo: explorando os encantos da Europa Central

A Europa Central é uma região riquíssima em história e cultura. Diferentemente do Brasil, que é um país continental, a Europa é um continente separado em diversas regiões e países. 

Primariamente, a Europa é dividida em quatro partes, seja por proximidade cultural ou territorial. Assim, a região da Europa Central é formada principalmente pela República Tcheca, Hungria, Eslováquia, Eslovênia, entre outros.

Nesse grupo, o trânsito é facilitado, com diversas opções de trens, aviões e rotas rodoviárias. É claro que para percorrer livremente esses espaços, é preciso cumprir todos os requisitos do Visto Schengen. Dentre as exigências estão: passaporte, passagem de volta, comprovação de rendimento e hospedagem.

Quem tem planos de viajar a partir de 2024, precisará adicionar à lista o ETIAS, uma autorização de viagem para percorrer os territórios do Espaço Schengen.

Confira essa sugestão de roteiro para explorar a rica cultura, beleza e história da Europa Central! 

Uma rota especial pela Europa Central

Apesar da possibilidade de viajar por diversos meios de transporte, é altamente recomendado percorrer os caminhos por trem.

A Europa é conhecida pela diversidade de rotas ferroviárias e proximidade territorial entre os países. Isso faz com que a via férrea seja a mais adequada para o translado.

Inclusive, ao optar por essa forma de deslocamento, quem viaja pelo velho continente poderá aproveitar ao máximo a viagem.

Cada país da Europa Central possui suas particularidades, com inúmeras opções de entretenimento, cultura e lazer. Um roteiro que pode ser muito bem aproveitado é entre os países: República Tcheca, Eslováquia, Hungria e Eslovênia.

República Tcheca

O país é um destino que vem recebendo mais e mais brasileiros. Apesar da língua ser o tcheco, o inglês é muito bem aceito. E, outro ponto positivo é que, a moeda local, a coroa checa tem uma cotação melhor em relação ao real, do que o euro.

Praga é, sem dúvida, o principal destino do país. Além de ser a capital, a cidade conta com uma incrível combinação de arquitetura, tradição, cultura e histórica tcheca.

A cidade Antiga é um dos maiores centros históricos europeus, e todo o percurso pode ser feito caminhando pelas ruas e belas pontes sobre o Rio Moldava. 

Na praça, visite a Igreja São Nicolau e a torre do Relógio Astronômico. Atravesse a Ponte Carlos e visite o Castelo de Praga e a Catedral de São Vito.

A caminho do seu próximo destino, a Bratislava, faça uma parada em Jihomoravský, na região conhecida como Morávia do Sul. É ali que está a segunda maior cidade tcheca, Brno.

Aproveite para visitar museus, monumentos e edifícios em diferentes estilos arquitetônicos, o castelo e a fortaleza Spilberk.

Eslováquia

Na rota pela Europa Central, não deixe de conferir a capital da Eslováquia: Bratislava. A cidade é cortada pelo famoso rio Danúbio, e conta com um belo castelo no alto da colina.

Cheia de história, por séculos a cidade foi palco para a coroação de diversos imperadores. O centro pode ser percorrido em algumas horas e o passeio pode associar a visita ao Castelo de Bratislava.

Apesar de pequena, a cidade tem prédios preservados e gastronomia diversificada, com influências húngaras e austríacas.

Hungria

Budapeste, a capital da Hungria, é multicultural, divertida e oferece inúmeras opções de lazer para os turistas. A cidade é dividida pelo rio Danúbio e seu nome é originário das antigas cidades de Buda, e Peste.

O Parlamento é um dos mais antigos da Europa, e foi eleito uma das melhores atrações turísticas do mundo. Construído em estilo gótico, é um imponente prédio que impressiona por sua beleza e tamanho.

Já o Castelo de Buda, que fica do lado oposto ao Parlamento, oferece uma das melhores vistas da cidade. Em seu espaço há uma infinidade de atrações, itens sobre a história húngara e belos jardins.

Além das pontes famosas, edifícios históricos e construções em ruínas, a cidade possui termas relaxantes e vida noturna badalada.

Um passeio de barco pelo rio Danúbio é uma ótima opção para aproveitar o fim de tarde e observar as luzes da cidade se acendendo. Já o mercado central é destino certo para apreciar a culinária local. E, o antigo bairro judeu Gozsdu Udvar possui vários restaurantes e bares que vale a visita.

O Bastião dos Pescadores é a escolha ideal para quem quer apreciar um belo pôr do sol. Passear pela Ilha Margarida, percorrer a Citadella e atravessar a Ponte das Correntes também deve estar na lista.

Aproveite para visitar a Basílica de Santo Estêvão, a Praça dos Heróis, o parque da cidade, a Grande Sinagoga e a Matthias Church.

Eslovênia

Para fechar o roteiro da Europa Central, visite a Eslovênia. A Liubliana, capital do país, é uma cidade tranquila com castelo na colina, praças, catedrais e pontes espalhadas pela cidade. Além da imensa variedade de museus e parques.

Um passeio ótimo para realizar de bate e volta, é o Lago Bled. O cenário é de tirar o fôlego, com montanhas de pico nevado, castelo e lago cor esmeralda. Aproveite a rota para fazer um passeio de barco para a ilha-igreja.

Outro local que vale a visita é a Gruta Postojna, um belo exemplar da natureza esculpido naturalmente, gota a gota. Desse local, vá até o Castelo Predjama, o maior castelo escavado na rocha do mundo.

Além desses países, a depender do tempo de permanência, é possível visitar outros países da Europa Central. Ou, entender a viagem para outras regiões e ter uma experiência ainda mais enriquecedora.

De fato, quem opta por essa região do continente europeu tem tudo para fazer um mergulho pela história e se surpreender com paisagens naturais. Um roteiro que não decepciona nunca!

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook