Samu realiza capacitação em atendimento pré-hospitalar para socorristas e parceiros
Ação durou 24 horas e contou com simulações práticas e cenários de treinamento em tempo real
O objetivo é preparar os profissionais que atuam na linha de frente
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), através do Serviço Móvel de Urgência (Samu), promoveu o II Corujão de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), uma capacitação, com 24 horas de duração, para aprimorar e qualificar profissionais que atuam no atendimento inicial de emergências médicas fora do ambiente hospitalar.
Ao todo, 120 pessoas participaram da atividade, entre alunos e pessoal de apoio. O objetivo é preparar os profissionais que atuam na linha de frente para lidar com situações críticas que podem ocorrer em diversos cenários, desde acidentes de trânsito até emergências médicas em locais remotos ou de difícil acesso.
Durante o treinamento em APH, os participantes foram submetidos a treinamentos técnicos, físicos e psicológicos, com ênfase em situações de resgate em locais de difícil acesso. Foram executadas aulas teóricas, simulações práticas e cenários de treinamento em tempo real para proporcionar uma experiência de aprendizado abrangente e realista.
120 pessoas participaram da atividade
Os participantes também foram orientados sobre o uso adequado de equipamentos médicos e técnicas de transporte seguro de pacientes até o atendimento hospitalar, abordagem de aspectos relacionados à segurança pessoal, comunicação eficaz em situações de emergência e coordenação de equipe.
Além dos profissionais que atuam no Samu, a iniciativa contou também com a participação de convidados das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital de Guarnição de Porto Velho (HGU), Hospital João Paulo II (JPII), Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) e internos de medicina.
Diretor do Samu, Eliezer Bispo dos Santos aponta que a integração entre as equipes foi um dos principais objetivos da capacitação, que busca a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população de Porto Velho.
“É fundamental que a equipe esteja em constante treinamento para garantir um atendimento de qualidade à comunidade. Por isso, essas atualizações são realizadas regularmente como parte dos esforços contínuos para aprimorar o atendimento pré-hospitalar na região. Nossa busca constante é manter os socorristas sempre atualizados para garantir um serviço de excelência”, declara o diretor.
Participantes fizeram treinamentos em situações de resgate em locais de difícil acesso
O II Corujão de Atendimento Pré-Hospitalar aconteceu na Associação dos Bombeiros Militares do Estado de Rondônia e foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu.
Secretária da Semusa, Eliana Pasini reforça o compromisso da instituição a capacitação contínua dos profissionais da saúde, visando sempre o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade, da atenção primária à urgência e emergência.
“Estamos sempre buscando meios de atualizar o conhecimento dos profissionais para que tenham condições de fornecer cuidados eficazes e seguros às vítimas, contribuindo assim para a redução da morbidade e mortalidade nessas situações”, aponta a secretária.
O DIA NA HISTÓRIA 17 DE MAIO!
1988 – O Governador Jerônimo Santana e o prefeito Tomás Correia (Porto Velho) enfrentam onda de greves, de servidores reclamando falta de pagamentos e promessas não cumpridas
Carpintero abre curso de planejamento estratégico e direito da cidade nesta sexta
Carpintero é arquiteto, graduado pela Universidade de Brasília (UnB), onde atuou como docente até sua recente aposentadoria
Cremero empossa novos membros para cargos na diretoria e regional
As nomeações foram feitas pelo presidente Dr. Lucas Levi G. Sobral conforme aprovada em ata durante 7ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook